Abril 03, 2020

Filmes e séries para entreter os cinéfilhinhos

Filmes e séries para entreter os cinéfilhinhos
Olívia e Luiza herdaram dos pais o gosto por filmes e séries.

Se a quarentena não é fácil para os adultos, pior ainda para as crianças acostumadas a brincarem com os amiguinhos, a correr e a jogar bola. Nós sabemos bem o que está acontecendo, temos noção da gravidade e da necessidade do isolamento social (bem, nem todos...), mas para elas é complicado entender porque não podem ganhar colo da avó, beijar o vô ou ir à escola.  

Pais e mães têm que suprir carências e manter seus filhotes entretidos. Filmes e séries podem ser  instrumentos contra o tédio, mas vai ser muito mais interessante se vistos em família, todos juntos, conversando sobre a história depois. Uma vantagem (?) é que crianças gostam de ver várias vezes a mesma história.

Bem, precisei consultar amigas que são mães ou avós de filhos e netos com pouca idade para montar a nossa lista. Elas me explicaram sobre a necessidade de observar a classificação etária na hora de escolher. Há títulos para os bem pequenos e outros só para os maiores, por exemplo.

Obrigada  pelas dicas, queridas amigas : Dedé, Dulce, Deborah e Ana Luiza. Vou compartilhar com os meus cineseriéfilos e seus cinéfilhinhos.

____________________________________________________________

 

DISPONÍVEIS NA NETFLIX

 

Classificação indicativa – Livre

A Bailarina (animação)

Uma graça a história da órfã que sonha em se tornar uma grande bailarina  e foge para Paris onde consegue uma vaga no Grand Opera.

Atenção: pode ser visto também no YouTube.

 

Klaus (animação)

Esta animação espanhola levou os prêmios mais importantes do gênero no ano passado.

Um carteiro egoísta e um fabricante de brinquedos solitário cultivam uma amizade improvável e levam alegria a uma cidade fria e sombria

 

Divertida Mente (animação)

Outra animação premiadíssima, inclusive com o Oscar que os adultos também curtem.Ela  aborda de forma simples como funciona a mente e o comportamento do ser humano, a partir de 5 emoções básicas, onde cada uma evidencia sua devida importância para alcançarmos nosso equilíbrio e inteligência emocional.

O pequeno Nicolau (filme)

Este filme franco-belga é uma delícia ! Nicolau ( o Petit Nicolás) é amado por seus pais e amigos. Um dia se surpreende ao ouvir uma conversa entre os pais e acredita que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico achando que será abandonado e cria as maiores confusões para se salvar.

As férias do Pequeno Nicolau (filme)

Esta é uma boa sequência . Termina o ano letivo. Nicolau , seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle , que ele acredita ser sua futura esposa.

 

O Jardim Secreto (filme)

Uma adaptação do romance homônimo de Frances Hodgson Burnett. Mary Lennox é uma menina de 10 anos que acabou de perder os pais e é mandada para a Inglaterra para morar com o tio Archibald Craven . Na mansão do tio ela começa a desvendar mistérios da família com a ajuda do seu primo. Os adultos vão gostar de saber que Colin Firth está no elenco.

***

 

Classificação indicativa – 8 a 10 anos

Heidi ( desenho e filme)

Esta personagem já rendeu filmes, animações, série. A primeira versão é de 1937, com o prodígio Shirley Temple. Mas há remakes disponíveis.

Heidi é uma garota órfã de oito anos de idade, feliz e tagarela, que mora com seu avô nos Alpes Suíços. Ela faz amigos com facilidade e todos sabem que sempre podem contar com sua ajuda.

Matilda (filme)

Este filme dirigido pelo ator Danny DeVito é de 1997 e já virou um clássico. Matilda é uma criança brilhante que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull, então Matilda precisa usar seu talento especial para proteger seus amigos e sua professora.

O menino maluquinho (filme)

Outro clássico baseado no personagem criado pelo Ziraldo. No final dos anos 1960, o Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.

***

 

Classificação indicativa – a partir de 10 anos

Virei um gato ( filme)

Um homem bilionário vive para o trabalho, deixando a família em segundo plano. Mas, um dia, após sofrer acidente, ele acaba trocando de corpo com seu gato. Para voltar a ser humano, ele percebe que terá que se redimir com as pessoas próximas a ele. O ótimo elenco inclui o Kevin Spacey e o Christopher Walken.

Stand by me (filme)

Sou apaixonada por este filme do Rob Reiner. Quatro garotos do interior resolvem fazer uma "excursão" para ver o corpo de um homem morto acidentalmente perto da casa deles. É uma história de amizade e rito de passagem  para a vida adulta. A música é linda e um dos meninos é vivido por River Phoenix, um dos melhores atores da geração dele. Seu irmão Joaquin chegou na profissão onde ele chegaria se não tivesse morrido precocemente.

____________________________________________________________

 

SÉRIES NETFLIX/ NOW / GLOBOPLAY

Strange things – Netflix - ( + de 10 anos)


Série de sucesso que ganhou várias temporadas. Quando um garoto desaparece, a cidade toda participa nas buscas. Mas o que encontram são segredos, forças sobrenaturais e uma menina.

Anne with na E – Netflix ( + de 10 anos)

Bela série canadense: depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a orfã Anne é mandada para morar com uma solteirona e seu irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

Escola de gênios – GloboPlay- ( Livre)

Ganhadora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Série Brasileira de Ficção, esta produção  traz desafios, robôs e muitas explosões. É na Escola de Gênios que o novato Isaac fará amizades com gênios de diversas áreas e descobrirá na robótica a possibilidade de ajudar sua irmã tetraplégica.

____________________________________________________________

 

E PARA OS ADULTOS NADA, COLUNISTA ???

Bem, os grandes também podem ver todos esses da lista porque, me garantiram, são bem legais! Mas há bons filmes disponíveis no Telecine, que como já contei aqui, está aberto por um mês para não assinantes.

 

Rocketman, a cinebiografia de Elton John, garantindo músicas deliciosas.

Dor e Glória , do Pedro Almodóvar, para quem gosta de filme denso e história profunda.

A espiã vermelha, com a ótima atriz inglesa Judi Dench, baseado numa história real.

Bacurau, o filme brasileiro mais assistido nos últimos tempos, misturando vários gêneros.

Velozes e furiosos- Hobbs e Shaw – mais um pra quem gosta desta franquia interminável.

____________________________________________________________

Dei bastante sugestões para você fazer o que mesmo? Ficar em casa !

 

HASTA LA VISTA E ... CUIDEM-SE !

Tags:
cinema séries beijos de cinema arte cultura séries de TV netflix
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Adeus às ilusões

Outubro 17, 2020
Exclusivo

EU NEGO!

Outubro 10, 2020
Exclusivo

O Som do Cio

Outubro 02, 2020

Brígida Poli

Brígida Poli

Jornalista, cinéfila desde criancinha e maníaca por séries de TV desde "Os Sopranos". Não se considera crítica de cinema, pois não consegue deixar o coração de lado na hora de avaliar um filme. Adora falar e escrever sobre o assunto e tenta chamar a atenção para as grandes obras cinematográficas que as novas gerações desconhecem. Concorda com o mestre Federico Fellini quando ele disse que "o cinema é um modo divino de contar a vida".

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!