Março 28, 2020

Filmes, livros e jogos para levantar o 'astral'

Filmes, livros e jogos para levantar o 'astral'
Tony Curtis, Marilyn Monroe e Jack Lemmon

Segunda semana de quarentena, isolamento, incerteza no futuro... achei prudente não sugerir filmes do Lars Von Trier ou algum outro diretor sombrio! O confinamento é absolutamente necessário para evitar o contágio, mas é preciso cuidar também do lado emocional, queridos cineseriéfilos.

Como o cinema tem o poder de mexer com nossas emoções, fui buscar alguns poucos que levantam o "astral", uma espécie de antídoto para os pensamentos negativos que podem surgir neste momento triste. Deixo links para outras fontes gratuitas para você escolher seus filmes, séries ou outra forma de entretenimento que preferirem.

Minha sugestão: escolha um, dois, três filmes ou uma série para maratonar e passe algumas horas longe do noticiário, respire, acalme a mente e se refugie no mundo maravilhoso do cinema. OlhaR os vídeos que postei aqui é um bom começo! É garantia de alguns minutos de alívio deste insensato mundo.

Um dia os cineastas vão contar a história dessa pandemia e a gente vai lembrar: eu estava lá e sobrevivi a tudo. Amém.

Boa leitura, bons filmes e não esqueça de lavar bem as mãos.

____________________________________________________________

 

CANTANDO NA CHUVA - direção:Stanley Donen - 1952

A escolha óbvia para abrir a coluna: não há na história do cinema uma cena mais alegre que Gene Kelly dançando e cantando na chuva. Já a revi centenas de vezes e sempre me deixa feliz. Muita gente conhece só esta sequência, mas o filme todo é muito divertido. Uma boa chance de ver a história de um casal de atores tendo que migrar do cinema mudo para o falado, entremeada por alguns dos números musicais fantásticos.

Uma curiosidade: na famosa cena a "chuva" que cai sobre Gene Kelly não é só água, mas também uma mistura com leite. Ah, e ele estava gripado e com febre quando gravou a cena. Ator sofre...

 

PÃO, AMOR E ... – direção: Dino Risi - 1955

Esta escolha é especial para uma querida amiga que adora a cena do mambo italiano. Trata-se do terceiro capítulo da série Pane, Amore e Fantasia, Pane, Amore e Gelosia. Sophia Loren interpreta uma vendedora de peixe de Sorrento que tenta seduzir o Marechal Carotenuto para conseguir ficar hospedada em sua casa sem pagar. Na cena antológica, Sophia dança o mambo com Vittorio de Sicca, que interpreta o marechal.

 

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR – direção: Billy Wilder – 1959

Outro classicão : Jack Lemmon e Tony Curtis interpretam de forma genial dois músicos desempregados que testemunham um assassinato e precisam fugir da máfia. Eles descobrem que há uma banda em formação só para mulheres e resolvem se travestir para conseguir o trabalho e cair fora de Chicago. Deste grupo faz parte a maravilhosa Marilyn Monroe. Eles embarcam no trem e a partir daí tudo é loucura e diversão. O final é um dos melhores já feitos.

 

VEM DANÇAR COMIGO – direção: Braz Luhrmann – 1992

Gosto demais do cinema australiano desta fase ! Este filme então é uma delícia, um musical interessante até pra quem acha que não gosta de musicais. Scott é um ótimo dançarino e campeão de dança de salão, mas decide criar sua própria coreografia e a diretoria não aceita. Ao perder sua parceira famosa pelo mesmo motivo, ele começa a ensinar os novos passos a uma iniciante. O filme é divertido, tocante e criativo.

____________________________________________________________

 

LINKS DE FILMES, SÉRIES E APOIO GRATUITOS

 

Companhia das Letras – 09 e-books gratuitos para download até o dia 06/04. São bons títulos.

http://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/E-books-gratuitos-Leia-Em-Casa

Serviços de filmes, séries, canais de TV gratuitos

https://tecnologia.ig.com.br/2020-03-24/veja-quais-servicos-de-streaming-e-canais-de-tv-estao-de-graca-na-quarentena.html

Casa de Cinema de Porto Alegre – 24 filmes liberados

http://www.casacinepoa.com.br/o-blog/casa-30-anos/fique-na-casa

Faber Castell

Cursos on-line liberados. Ótimo para entreter as crianças.

https://www.faber-castell.com.br/

The Enemy – 20 games liberados

https://www.theenemy.com.br/

____________________________________________________________

 

Hasta la vista, baby!

(*) Fotos reprodução/divulgação

Tags:
cinema séries beijos de cinema arte cultura séries de TV netflix
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Brígida Poli

Brígida Poli

Jornalista, cinéfila desde criancinha e maníaca por séries de TV desde "Os Sopranos". Não se considera crítica de cinema, pois não consegue deixar o coração de lado na hora de avaliar um filme. Adora falar e escrever sobre o assunto e tenta chamar a atenção para as grandes obras cinematográficas que as novas gerações desconhecem. Concorda com o mestre Federico Fellini quando ele disse que "o cinema é um modo divino de contar a vida".

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!