Setembro 09, 2020

Florianópolis vira galeria a partir de amanhã

Florianópolis vira galeria a partir de amanhã
Divulgação

A arte é fundamental para a convivência humana. Permite que ampliemos as percepções sobre as pessoas ao nosso redor, convida a um olhar humanizado àquele que é diferente ou igual a nós. Foi a partir dessas e de outras reflexões lindas que a artista visual Monique Cavalcanti, a Gugie, concebeu Gestos, que faz parte de seu trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais da Udesc,com uma maneira diferente e ousada para apresentar a exposição.

Em uma ação inédita em Florianópolis, a artista vai espalhar oito telas por diferentes bairros da Capital, convidado o público a contemplar as obras e transformando a cidade em uma galeria democrática. A exposição será entre quinta-feira (10) e domingo, nas ruas da cidade, e até dia 17 online pelo Instagram. Tudo gratuito.

Nascida em Brasília e radicada em Floripa, Gugie tem uma trajetória importante no grafite e desenvolve sua poética em diferentes formatos: muros, telas, performance e desenho digital, com trabalhos que abordam convivência social, a relação consigo e com o outro.

Este último tema, inclusive, está presente em Gestos, cujas obras mostram momentos em que as pessoas se comunicam por gestos que, muitas vezes, dizem mais que palavras. 

"A escolha dos locais aconteceu da mesma forma de quando escolho o muro para um trabalho de grafite. Mas me senti com olhar curatorial, planejando, visualizando cada obra no local escolhido, pensando o percurso, o alcance, a estética ao redor. A cidade virou uma galeria para mim. Quero que a exposição atraia tanto quem gosta de arte quanto quem não conhece, que nunca foi a um museu", explica Gugie. 

Como mulher, mãe e artista negra, ela busca na arte produzida nas ruas um espaço de diálogo e ocupação representativa, fortalecendo a visibilidade e sempre colocando negros como protagonistas - referência que vem aparecendo com constância no trabalho da artista, que possui diversos murais pela região.

 

"Quando estamos próximos de alguém, olhamos com detalhes os olhos, os cantos das bocas, os pequenos gestos como a mão do filho no colo da mãe. O meu desejo pessoal com estas obras é manifestar uma proximidade, relatar a possibilidade de bem-estar que gestos amorosos podem transmitir" ressalta.

Na Capital catarinense, destaca-se a homenagem a Antonieta de Barros (2019), primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina. A obra, um grande mural no centro da cidade, também leva assinatura de Tuane Ferreira e Valdi.

Em 2019, Gugie ainda participou da 1ª Bienal Black Brazil Art, com a performance Obra de Arte, no Museu Histórico de Santa Catarina. 

  

 

PING-PONG 

O QUE VC NÃO FICA SEM: Minhas filhas

UMA MANIA: café

UM LUGAR: o ateliê

UM HOBBY: cozinhar

O QUE MAIS ADMIRA: a natureza em seu amplo sentido.

O QUE ABOMINA: falta de consideração com o próximo. 

UMA PALAVRA: amorosidade

A MELHOR VIAGEM: Buenos Aires

UMA SAUDADE: Meus avós

UMA BEBIDA: um bom vinho merlot

BELEZA FEMININA: o olhar

BELEZA MASCULINA: o descobrir

UM ÍDOLO: meu pai

UMA FRASE: a vida é sincera.

INSPIRAÇÃO: maternidade

NA QUARENTENA EU... olhei para o que importa.

UM SONHO  renda básica!  

*****

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!