Setembro 11, 2020

Gean escolhe Topazio de vice

Gean escolhe Topazio de vice

Venceu a teoria do marqueteiro Fábio Veiga e o empresário Topazio Silveira Neto (Republicanos) foi anunciado o vice do prefeito Gean Loureiro (DEM) na campanha à reeleição, uma construção para pôr um empresário de sucesso, um outsider, ao lado do político de muitos mandatos.

No caminho para chegar a esta condição, Gean e Veiga fizeram até pesquisas qualitativas e quantitativas para justificar o que já queriam, o nome de Topazio, que passou na frente de Marcelo Fett (PSD), Guilherme Zigelli (Podemos) e de dois experientes companheiros de empreitada do prefeito: o atual vice-prefeito João Batista Nunes (PSDB) e o vereador e ex-presidente da Câmara Guilherme Pereira (PSC).

A receita de misturar políticos profissionais com novatos no meio precisa ser aprimorada, avaliada sob a ótica do eleitor, muito devido ao desgaste da tal nova política, uma figura de retórica eleitoral que morreu na praia.

 

Leia o comunicado que Gean enviou à imprensa na manhã desta sexta (11):

“Na condição de pré-candidato à reeleição ao cargo de prefeito de Florianópolis, anuncio o empreendedor e amigo Topazio Silveira Neto como nosso vice companheiro de chapa.

 

Foi uma escolha muito difícil, todos sabem, discutida com transparência e respeito ao longo dos últimos meses com todos aqueles que estão conosco nessa caminhada, unidos nesse novo desafio de seguir trabalhando por Florianópolis. Preciso destacar a importância do meu amigo e companheiro João Batista Nunes. Meu vice-prefeito e parceiro de tantos desafios que vencemos nesses 3 anos e que estará junto nesse novo projeto.

Os nomes que se apresentaram eram todos perfis excepcionais com trajetória profissional irretocável, e que colocaram seus nomes à disposição com a única e nobre intenção de ajudar e servir à nossa querida cidade. Todos eles, sem exceção, trouxeram ao nosso projeto inestimáveis ideias e contribuições que já estão incorporadas ao nosso plano de trabalho. No que depender de mim, todos seguirão conosco, firmes, lado a lado, para enfrentarmos unidos os grandes desafios que temos pela frente.

A escolha pelo perfil representado pelo Topazio, nada mais é que uma resposta aos desafios que a pandemia nos apresenta para o futuro. Desde já é fundamental unir toda a sociedade num só esforço de recuperação e retomada da economia e da normalidade.

Sua experiência como empreendedor de sucesso, que gera mais de 12 mil empregos diretos na área da inovação e tecnologia, será fundamental nesse novo modelo de gestão que queremos apresentar à cidade durante a próxima eleição.

Estamos otimistas e confiantes. Há muito trabalho pela frente, desafios imensos, mas oportunidades ainda maiores de sucesso e crescimento para nossa cidade.

 

Gean Loureiro”

 

Consequências

O maior problema para Gean administrar será a reação dos tucanos, que respaldavam João Batista, entre eles o presidente municipal, deputado Marcos Vieira; a presidente estadual, deputado Geovania de Sá; e o recém-chegado Gelson Merisio, muito próximo do prefeito e do publicitário Fábio Veiga.

As pesquisas não medem lealdade ou parceria e o PSDB pode rumar para outras alternativas, uma delas de indicar o vice de Angela Amin (PP) na troca de aliança - que ainda anunciará se concorre até a convenção, dia 16 (quarta) -, fato relevante em um cenário em que se sabe que a ex-prefeita e atual deputada federal é a única, na largada da campanha, capaz de ameaçar o favoritismo de Gean.

 

Cobiçado

O PSDB embarcar em um novo projeto soaria bem para Gelson Merisio pelo menos, imbuído de disputar mais uma vez o governo em 2022, de olho na situação de Carlos Moisés e Daniela Reinehr, mas ligado na possibilidade de ter o PP como aliado.

João Batista Nunes chegou a receber até sondagens do PSOL, do vereador Afrânio Boppré, para reeditar a coligação da histórica Frente Popular, das décadas de 1980 e 1990, onde os tucanos, então uma sigla bem mais à esquerda, estavam com PPS, PT, PCdoB, PV, PDT, PSB e PC, algo fora da realidade nos dias de hoje.

 

Pé no chão

Os tucanos poderiam seguir com PP, MDB e PSL na chapa de Angela e criar uma dor de cabeça local.

Gean tem PSD, PSC, Republicanos e Podemos como aliados certos, porém não seria o momento para se livrar do PSDB, daí o elogio a João Batista na nota em que anuncia Topazio, o que, para o tucantato, faz pouca diferença.

 

Evidentemente

Há inconformismo no ninho tucano, que já havia feito o apelo pela manutenção de João Batista ao lado de Gean.

O atual vice-prefeito não projeta o futuro, mas aceitaria disputar a prefeitura, enquanto o vereador Gui Pereira (PSC) já havia confirmado à coluna que tentará a reeleição, um terceiro mandato à Câmara da Capital.

 

A SOLIDÃO DE UM TUCANO

Ex-senador, deputado estadual e federal e vice-governador, Paulo Bauer foi flagrado, nesta sexta (11), solitário na hora do almoço em um restaurante popular da Capital. A leitura de quem viu é a de que, às vésperas das convenções, o líder espelhava bem a situação de quem deixa o mandato e fica longe do poder. Bauer não disputará a eleição municipal, campo que ficou longe das demais conquistas dele.

 

Mais um

Elson Pereira ainda aguarda o posicionamento do PT sobre o vice na chapa da Frente de Esquerda à prefeitura de Florianópolis.

Os petistas fazem convenção no domingo e o PCdoB, que poderia também indicar o companheiro de Elson na campanha, só no dia 15 (terça). 

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 35 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia (ND). Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis) e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, faz comentários na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!