Julho 23, 2019

Globo demite equipe de esportes no Sul

Globo demite equipe de esportes no Sul
Luiz Augusto Alano e Mario Marcos de Souza/ Reprodução

Aquilo que já era um sintoma virou realidade: toda a equipe do SporTV, sediada em Porto Alegre, está sendo demitida. Na próxima sexta, 26, os profissionais vão assinar as rescisões.

Saíram da equipe os comentaristas Mario Marcos de Souza e Batista, mais o narrador Luiz Augusto Alano, que deixou o grupo após 14 anos e assinou contrato com o DAZN. O narrador Mário Meneghim acabou remanejado para o Rio de Janeiro.

A ideia do canal, a partir de agora, é realizar transmissões do Sul do País sem equipe no local (ou seja, todo mundo vendo pela TV).

Este é mais um sinal forte do arrefecimento do futebol na Globo e da diminuição flagrante de custos, em prejuízo do produto.

 

 

CNN, Siani e Palma

Eles têm tudo para emplacar produto bom e diferenciado na CNN Brasil. Os repórteres Phelipe Siani e Mari Palma podem formar uma boa dupla para renovar a TV fechada e a internet.

Siani, com oito anos de Globo, pediu demissão porque não estava evoluindo na reportagem, onde buscou um estilo despojado e informal. Acabava ficando longos períodos fora do ar, quando os telejornais investiam em hard news. Já Mari, vai sair da posição confortável de musa do G1, para atuar com maior amplitude no Jornalismo. Por enquanto, é promessa.

É um bom desafio para os dois e uma esperança para o novo canal. A CNN dá mostras que vem mesmo para incomodar a GloboNews, uma atitude saudável para todos.

 

Miudinha

Com a saída de Siani e Mari, as licenças de Tino Marcos e Marcos Uchoa, somadas as várias demissões, entre elas a de Mauro Naves, e mais o recente afastamento de José Roberto Burnier para tratamento de saúde, pode-se dizer que o clima interno na Globo não está nos melhores. Sem contar as ausências frequentes dos apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos, abatidos por gripes.

Parece que todos estão sob avaliação permanente, como se um Big Brother real estivesse de olho pelas redações. As câmeras não estão mais voltadas só para fora.

 

Libertadores

Aqui já foi falado sobre a mudança de panorama nas transmissões de futebol em algumas competições. Na Libertadores, a Globo escolheu um jogo, e vai transmitir Flamengo, inclusive para São Paulo. A Fox, segunda a escolher, ficou com o time paulista. E correndo por fora vem as transmissões via internet. Antes a Globo escolhia um jogo para São Paulo e outro para o Rio.

 

Bola murcha

Dony de Nuccio, apresentador do Jornal Hoje, cotado para substituir William Bonner no futuro, pisou na bola ao assinar um contrato particular com o Bradesco. Em tese, seriam vídeos para treinamento de funcionários, em que o jornalista falava no plural "nós".

A emissora mandou o rapaz desfazer o contrato, apagar os vídeos e repassar o dinheiro recebido para a caridade.

A Globo não brinca com esse tipo de coisa. Comercial é uma coisa, jornalismo é outro! O que nem sempre é seguido pelas afiliadas.   

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!