Novembro 23, 2018

Globo X Record: a luta por audiência na Bahia continua

Globo X Record: a luta por audiência na Bahia continua

Já houve disputas por liderança no Ibope em outras cidades e horários, mas a que dura mais tempo é na hora do meio-dia na Bahia. A afiliada da Record tomou conta do público com um Balanço Geral bem popular contra o Bahia Meio-Dia, que está buscando uma linha editorial parecida.

Medidas extremas foram tomadas. A área de afiliadas da Globo imergiu em Salvador, trocou o diretor de jornalismo e contratou a âncora que fazia sucesso na concorrente em maio deste ano. Nada, até o momento, foi capaz de reverter totalmente o quadro.

Na próxima segunda, 26, outra ação diferenciada está sendo tomada em regime de emergência: o Bahia Meio-Dia vai começar às 11h30, eliminando provisoriamente da grade o Bem Estar e antecipando o Encontro. Isso é possível porque em Salvador não há horário de verão.

Ouvido pela coluna ontem, 22, Eurico Meira, diretor de jornalismo da TV Banhia, ex-RBS, afirmou que a emissora está aproveitando uma oportunidade gerada pela grade da rede. “Acreditamos que a ampliação além de acrescentar tempo a programação local vai gerar mais valor na relação com o público”.

Mais conteúdo local para informar mais, reportar mais, prestar mais serviço e ainda estar mais próximos das demandas da comunidade. Disse que terá novidades com novos produtos e formatos, mas ele pretende que sejam surpresas para a segunda-feira.    

A Record não divulgou como pretende reagir. O apresentador titular do BG, José Eduardo, o Bocão, estão em São Paulo cobrindo férias e talvez fique por lá. De certa maneira isso pode facilitar a vida da afiliada da Globo, pois a atual apresentadora é reserva. Mas, tratando-se de algo tão específico de Salvador, tudo pode acontecer na audiência do meio-dia que poderá balizar as afiliadas das duas redes em todo o Brasil. Se der certo a estratégia da afiliada Global o espaço local poderá ser ampliado ainda mais derrubando os programas de rede nacional – até agora imexíveis.

Lembrando que o Balanço Geral era um programa de rádio em Salvador, antes de passar para a TV e ocupar a rede. Assim, há uma forte identificação do público com ele.

Para comparação, confira aqui um dos programas da TV Banhia e aqui da Record.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!