Março 13, 2019

Grupo Globo aumenta receitas em 2018, mas resultado operacional segue negativo

Grupo Globo aumenta receitas em 2018, mas resultado operacional segue negativo

O balanço do Grupo Globo referente a 2018, publicado pela empresa ontem, 12, mostra aumento de receitas e, ao mesmo tempo, aumento do resultado operacional negativo da controladora (TV Globo e operações de Internet). No consolidado do grupo (que inclui empresas como a Globosat e a mídia impressa) a receita operacional foi positiva, mas houve uma redução expressiva em relação a 2017.

Em 2018, conforme o balanço, o resultado operacional da controladora foi negativo em R$ 530 milhões, contra um resultado negativo de R$ 83 milhões em 2017. Considerando todo o grupo, a receita operacional foi positiva em R$ 1 bilhão no ano de 2018, uma queda em relação aos R$ 1,8 bilhão registrados no mesmo período de 2017 para todo o grupo.

Os dados da controladora mostram expansão da receita líquida de R$ 9,8 bilhões em 2017 para R$ 10 bilhões em 2018. No consolidado do grupo, a receita líquida passou de R$ 14,8 bilhões para R$ 14,7 bilhões, uma pequena queda. Em receitas financeiras, houve um expressivo aumento na controladora: de R$ 585 milhões em 2017 para R$ 930 milhões em 2018. No consolidado do grupo, as receitas financeiras saltaram de R$ 943 milhões para R$ 1,06 bilhão em 2018.

Houve aumento dos custos de maneira geral: na controladora (TV aberta e Internet) as despesas passaram de R$ 7,6 bilhões em 2017 para R$ 8,3 bilhões em 2018. No consolidado do grupo, o aumento dos custos foi de R$ 9,8 bilhões em 2017 para R$ 10,9 bilhões em 2018.

Com isso, e com o aumento também das despesas financeiras, o Grupo Globo viu uma queda no lucro. O resultado consolidado do grupo em 2018 foi de R$ 1,2 bilhão, contra R$ 1,85 bilhão em 2017. Após os ajustes contábeis e consolidação de outros resultados, o resultado final declarado em balanço do grupo foi de R$ 1,36 bilhões. As informações são do site TelaViva.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!