Agosto 20, 2019

Imagens do VAR serão mostradas nas transmissões dos jogos do Brasileirão

Imagens do VAR serão mostradas nas transmissões dos jogos do Brasileirão

A CBF apresentou ontem, 19, um balanço da atuação do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro e prometeu uma novidade para o segundo turno da competição: as imagens usadas na cabine do VAR serão mostradas ao público.

"A partir da primeira rodada do segundo turno, os telespectadores terão acesso às imagens do VAR. Estamos estudando a possibilidade de mostrar também no estádio, pelo telão. O público terá total ciência do que o árbitro está checando no monitor. Só não fizemos isso anteriormente porque é um projeto novo, mas estamos ouvindo as críticas construtivas", afirmou o presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba.

A entidade também divulgou um relatório sobre o funcionamento do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no Campeonato Brasileiro. O balanço na entidade é positivo. A CBF considera que houve 98% de acerto nos lances em que o VAR pode ser acionado (gols, expulsões, erros de identificação e pênaltis) da primeira até a 14ª rodada do Brasileirão. Nos 139 jogos realizados, 764 checagens de vídeo foram feitas, além de 87 revisões (quando o árbitro vai até o monitor).

"Em 90% das vezes as decisões tomadas no campo de jogo são consideradas corretas", comentou Gaciba.

Os dados confirmaram que, na maioria das vezes, o árbitro muda decisão ao recorrer à na cabine: foi o que ocorreu em 69 das 87 revisões, o que corresponde a 78% do total. Destas, 27 correções foram em lances de pênalti.

Na ocasião, a CBF também lançou a campanha "Respeito: Essa é a Regra do Jogo", com o objetivo de fomentar o respeito e a tolerância ao trabalho dos árbitros e auxiliares de futebol durante os jogos no Brasil.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!