Julho 23, 2019

Infidelidade Financeira

Infidelidade Financeira
Imagem de Robert-Owen-Wahl por Pixabay

Muito interessante um artigo que li recentemente, escrito pela economista e empresária Annalisa Dal Zotto, intitulado "Infidelidade Financeira". Ela afirma que esta é a segunda maior causa de separações de casais no mundo inteiro. O primeiro é a infidelidade clássica – a traição amorosa. Ser infiel financeiramente significa fazer gastos, ter dinheiro escondido, ter patrimônio, fazer dívidas e não contar nada disso para a sua parceira ou parceiro.

Annalisa diz que o casamento é uma sociedade, e que o casal precisa se alinhar e ter objetivos em comum. Não tem como uma sociedade prosperar se um sócio esconde receita ou despesa do outro. E como a gente vê isso acontecer no dia a dia.

Antigamente, era comum o homem não dar satisfações sobre o dinheiro que ganhava, já que só ele contribuía financeira para o sustento da família. Muitas vezes a mulher não tinha nem ideia do salário que ele recebia, e também não ousava perguntar. O importante era não faltar nada em casa.

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, tudo mudou. Ela também começou a ganhar seu próprio dinheiro, e muitas vezes até mais do que o marido. Ele deixou de ser o provedor único e agora, na maioria das famílias, as despesas são divididas entre o casal, o que acho muito justo. Mas é preciso que haja transparência e lealdade nesta relação, para que nenhum dos dois se sinta usado ou "traído" financeiramente.

Não existe uma receita pronta de economia doméstica que sirva para todas as famílias, cada casal precisa achar seu ponto de equilíbrio, mas sem mentiras e enganações. Nenhuma relação se sustenta por muito tempo se não for baseada na confiança e respeito.

Tags:
Viviane Bevilcqua colunistas portal making of cronicas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Trinta anos de jornalismo diário e predileção por temas ligados ao comportamento humano. Crônicas que falam sobre as relações familiares, educação, saúde e o cotidiano de todos nós, sempre de forma leve e direta, como se fosse um bate-papo entre a jornalista e o leitor.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!