Setembro 16, 2019

Instagram será principal mídia para espalhar fake news em 2020

Instagram será principal mídia para espalhar fake news em 2020

Um estudo do professor da Universidade de Nova York, Paul Barrett, aponta que o Instagram e o WhatsApp devem ser as principais mídias usadas para plantar notícias falsas e enganosas nas eleições de 2020 nos Estados Unidos. 

Nas eleições de 2016, as redes mais usadas para disseminar fake news a respeito dos dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos na época, Hilary Clinton e Donald Trump, foram o Facebook e o Twitter. O Instagram, por sua vez, não recebeu a devida atenção em relação ao fenômeno e, segundo o estudo, será o veículo preferido de pessoas que escolherem disseminar conteúdo por memes.

A desinformação, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Estadão, está cada vez mais baseada na produção de imagens, em oposição à comunicação produzida em texto. Memes estão sendo usados cada vez mais e é muito do que as pessoas consomem quando estão no Instagram.

O documento ainda destaca que o WhatsApp, importante para a disseminação de notícias falsas nas eleições de 2018, no Brasil, terá um papel maior nas eleições americanas. A ação não impede as pessoas de se comunicar privadamente. No entanto, restringe a capacidade de crescimento rápido de material potencialmente enganoso para muitas pessoas de uma vez.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!