Setembro 07, 2019

Internacional - Soprano Mariana Mihai apresenta Ensemble New York

Internacional - Soprano Mariana Mihai apresenta Ensemble New York
Fotos divulgação

A soprano romeno-americana Mariana Mihai tem uma trajetória absolutamente luminosa nos palcos do mundo. Formada pela lendária Universidade de Música de Bucareste, obteve mestrados e doutoramentos em Performance Vocal pelo Conservatório de Shenandoah.  Trabalhou para os mais importantes e renomados maestros, inclusive com Evan Yionoulis, diretor da icônica Juilliard School, a mais bem frequentada escola de música e artes cênicas localizada em Nova Iorque.

E eis a boa notícia: no próximo dia 12, ela apresenta Ensemble - New York, um belo espetáculo que fez especialmente para comemorar os 46 anos da Pró-Música Florianópolis – entidade criada por voluntários e mantida por apaixonados pela música. O público vai vibrar com a força dramática dessa sua versão de canções da Broadway, filmes famosos, operetas, óperas e jazz.

 

Mariana chama a atenção para seus dois grandes músicos que estarão com ela no palco do Teatro Pedro Ivo: o clarinetista americano Garrick Zoeter, aclamado pelo The Washington Post por sua "performance absolutamente dominante, tecnicamente soberba e radiante com a majestade sobrenatural, tudo com uma visão excepcional", e o premiado pianista catarinense Guilherme Amaral, com sólida formação européia.

Graças a um grande amor pela arte e cultura, a cosmopolita Neyde Borges Coelho, catarinense de Blumenau e presidente da Pró-Música de Florianópolis, conta à coluna, com a mesma competência com que administra essa entidade, as origens deste magnífico espetáculo internacional em nossa Ilha, que acontecerá na próxima quinta, às 20h30, no Teatro Pedro Ivo.

 

 

O que siginifca a apresentação fantástica desse trio?

Neyde Borges Coelho - A Pró-Música tem muito a comemorar pelo seu histórico de realização de eventos nacionais e internacionais que marcaram a vida de nossa cidade nesses mais de 40 anos de atuação.

Só para se ter uma ideia, citaremos como exemplo o ballet Giselle, Lago dos Cisnes, Kirov Ballet da Rússia, Ballet da Ópera de Paris, as orquestras sinfônicas da Côte D´Azur, Charlottenbourg – Berlim, Orquestra Bach da Gewandhaus de Leipzig, Orquestra de Montreal, Coro da Capela Real e Orquestra de Copenhagen, além de inúmeras óperas, musicais, o Festival de Canto Aldo Baldin, pianistas nacionais e internacionais, conjuntos de câmara e música bem brasileira. 

Mais de 1.000 eventos. Com essa iniciativa, a Pró-Música colocou Florianópolis no mapa cultural dos espetáculos mundiais e que eram privilégio de grandes metrópoles. E, paralelamente, ela vem formando plateia exigente para suas temporadas artísticas.

Assim, festejar 46 anos em 2019 e poder assistir Mariana Mihai, uma das mais expressivas estrelas mundiais do canto lírico, o fantástico clarinetista Garrick Zoeter, juntamente com o grande artista catarinense, pianista Guilherme Amaral, é maravilhoso, realmente uma rara oportunidade para a nossa cidade. 

 

Como foi o convite à Mariana Mihai?

Temos um amigo em comum que nos comunicou a vinda ao Brasil, em 2019, de Mariana Mihai, soprano romeno-americana e Garrick Zoeter um dos mais brilhantes clarinetistas americanos. Ao fazermos uma pesquisa sobre Mariana Mihai, nos deparamos com uma carreira consagradora, o que nos levou imediatamente a convidá-la para fazer parte da Temporada 2019 da Pró-Música Florianópolis, juntamente com Garrick Zoeter.

Foi então que convidamos para fazer parte do trio, o premiado pianista Guilherme Amaral. O passo seguinte, foi a montagem de um programa especial com essa formação, um trio formado por Voz, Clarinete e Piano, o que não deixa de ser algo inédito. Assim, escolhemos músicas da Broadway, de filmes famosos, árias de operetas, óperas, jazz, músicas romenas e brasileiras, destacando, em momentos alternados, o talento de cada um dos três artistas.

Estão no repertório obras de Frédéric Chopin, Giacomo Puccini, Franz Lehar, George Gershwin, Lloyd Weber, Ennio Morricone, Jaime Ovalle, Vicente Paiva e Jaime Redondo, Pedro Miguel Marquéz, Marcos Portugal e os mais consagrados compositores romenos.

Como curiosidade do programa, uma provocativa peça para Clarinete e Compact Disc do compositor britânico Nicola Resanovic que inclui ruídos de fábricas, uma operadora de telefonia, combinando com o som lírico do clarinete e percussão. Extremamente rápido e energético. Uma paródia da vida moderna através do talento do clarinetista Garrick Zoeter.

 

O que mais pode nos dizer sobre esse trio?

Mariana e Garrick Zoeter apresentam-se juntos, regularmente, em concertos, em vários países da Europa, Romênia e EUA. Eles residem nos EUA e são casados. A maneira apaixonada e exuberante do clarinetista americano Garrick Zoeter com seu instrumento é reconhecida e admirada em todo o mundo.

 

A revista "Clarinet" recentemente descreveu sua interpretação como "extraordinária, seu som demostra o domínio completo de todas as demandas técnicas e efeitos que são requeridos desta peça, sua arte e virtuosidade são convincentes. Este é um dos melhores desempenhos de clarinete que eu analisei em minha crítica."

Enquanto o jornal The Washington Post descreveu recentemente uma performance recente dele como "absolutamente dominante, tecnicamente soberba e radiante com a majestade sobrenatural, tudo com uma visão excepcional".

Sobreo pianista Guilherme Amaral, temos entre seus mestres Álvaro G.V. da Silva e Maria Bernardete Castelán Póvoas, Christiane Ast, Espanha, França e Alemanha, Nehama Patkin (Austrália), Luiz Henrique Senise, Eduardo Monteiro, Ney Fialkof, Eva Maria Alexandre, Fernando Lopes, Huub de Leew (Holanda), Eudóxia de Barros Lacerda, Marcelo Bratke, Eduard Shulkin (Alemanha), Cristina Ortiz, Alexander Mindoyants (Rússia) e Paulo Alvares (Brasil/Alemanha).

 

E são vários prêmios! Concurso Estadual de Piano (SC, 1994) – 3o lugar, Concurso Jovens Intérpretes (SC, 1996) – 2o lugar, Concurso Nacional Performance (1995) – 2o lugar, Concurso Latino-Americano Art Livre (SP, 1997), Concurso Nacional Madga Tagliaferro (SP, 2000) – entre os 5 finalistas, Concurso Nacional Art Livre (SP, 2003) – 3o lugar, Concurso Latino Americano de Duos de Câmera, junto com o violinista Luiz Fernando São Thiago (PR, 2004) –1o lugar e Concurso Latino Americano de Piano Solo (PR, 2004) – 2º lugar.

Em 2006 foi vencedor nas categorias Piano Solo e Duo com Piano do Concurso Jovem Destaque realizado no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro

 

De que forma a exigente crítica tem recebido Mariana Mihai?

Para que se tenha uma ideia dos aplausos que vem recebendo, permita-me citar  as palavras do conceituado crítico musical, Francisco Vidal sobre a arte de Mariana Mihai:

"Temos diante de nós uma cantora com a maior técnica possível e bela interpretação. Presença maravilhosa, com o raro dom da comunicação, uma artista. Excelentemente preparada, pronta para um grande sucesso ...

Mariana Mihai é uma presença extraordinariamente bela no palco e um excelente controle de voz com uma interpretação sensível e legato maravilhoso em toda a performance.

Instinto inato de coloração emocional, uma sensação de vir de dentro da poesia e da música...a sensibilidade humana que irradia da performance de Mariana Mihai é tocante e magnética ..."

Enfim, só posso dizer que é um programa imperdível!

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!