Agosto 20, 2019

JN compara Bolsonaro a Lula no descaso com Amazônia

JN compara Bolsonaro a Lula no descaso com Amazônia
Reprodução

A edição de ontem, 19, do 'Jornal Nacional" questionou a visão do presidente Jair Bolsonaro sobre política ambiental e o comparou ao ex-presidente Lula. Logo após exibir uma reportagem sobre o efeito de queimadas no Mato Grosso, William Bonner afirmou que os dois presidentes adotam posturas semelhantes.

"Quando a Alemanha e a Noruega anunciaram a suspensão do envio de recursos para proteção da floresta Amazônica, o presidente Jair Bolsonaro repetiu uma postura que o então presidente Lula adotava quando estrangeiros criticavam a política ambiental do Brasil. Os dois presidentes afirmaram que a Europa destruiu todas as suas florestas e que, por isso, não tem moral para dar conselhos sobre a Amazônia", começou Bonner, que completou lembrando das mudanças que a Europa passou no último século.

"Mas nos últimos cem anos a Europa enfrentou duas guerras mundiais, o fim do Comunismo e viu o surgimento da União Europeia. E apesar de todas essas transformações política-econômicas, cientistas afirmam que o continente se tornou mais verde. Hoje depois de uma política de intenso reflorestamento quase metade do continente europeu é coberto por florestas", encerrou o apresentador.

Em seguida, uma reportagem lembrou: "A (conferência) Rio 92 estabeleceu que cada país tem a sua própria obrigação, mas o meio ambiente é um assunto de todos. Diante de dados alarmantes, governos brasileiros tão diferentes têm pelo menos uma reação em comum: ignorar esse combinado de 27 anos atrás".

O telejornal resgatou, então, uma fala de Lula, na qual ele diz: "Nós não podemos permitir que as pessoas tentem ditar as regras do que a gente tem que fazer na Amazônia". E, em seguida, a de Bolsonaro, da semana passada: "Eu queria até mandar recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu 80 milhões de dólares pra Amazônia. Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok? Lá está precisando muito mais do que aqui".

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!