Outubro 08, 2019

Jornais impressos da NSC em processo decisivo de mudança 

Jornais impressos da NSC em processo decisivo de mudança 

O pacote de impactos negativos que os jornais impressos vêm sofrendo na última década atinge momento crítico. A cadeia redação/impressão/distribuição está frágil e em ruptura. As vendas em bancas estão próximas a zero. Há cidades que não recebem mais exemplares para venda avulsa. 

Desde o dia primeiro de outubro, em Itajaí, por exemplo, não se encontram locais de compra dos jornais da NSC. Uma ou outra banca que demonstrou interesse teria que comprar os jornais para revender. Ou seja, se houvesse encalhe o prejuízo seria seu. A informação vinda da cidade e região, é que a empresa está "reavaliando o modelo de negócio e distribuição", segundo Making Of apurou. 

Não há dúvidas de que este é o ano da migração para a plataforma digital de Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina, que já assinam o mesmo produto nos fins de semana (aliás, apenas no sábado) e dividem conteúdos nos outros dias. 

A situação está crítica, não só para os jornais da NSC, e quando todos passarem a ser só digitais ninguém irá estranhar. 

 

Aposentadoria 

Sérgio Chapelin se aposentou aos 78 anos de idade com reconhecimento dos colegas pela postura correta em 50 anos de carreira. Mas não aceitou a homenagem que desejavam prestar em entrevista no programa do Bial com a presença de William Bonner. Não foi muito bem compreendido pelo gesto, ao que tudo indica, pela indisposição com o atual âncora do Jornal Nacional, que o substituiu há 23 anos na bancada. 

A troca de Chapelin e Cid Morreira, por Bonner e Lillian Wite Fibe, foi a primeira mudança significativa entre apresentadores de telejornais, leitores de notícias redigidas por outros, por profissionais que também trabalham nos bastidores. Alguns ainda resistem ao tempo, eficientes na tarefa de ler e comunicar, como Celso Freitas, na Record e Mário Motta, na NSC, mas o perfil do âncora (do inglês anchor) está intimamente ligada à comunicação dos últimos anos. Por aqui não é ainda tão impactante como nos Estados Unidos onde o talento e a linha editorial do legítimo anchor define a opção do público. 

Os "papagaios", como o veterano Chapelin, estão encerrando um ciclo iniciado com a inauguração da TV nos anos 1950. Mesmo com a chateação de Chapelin, não há porque temer - presente e o futuro, nem como evita–lo.

 

Annenberg 

Para o lugar de Chapelin, já foi Sandra Annenberg, depois de apresentar 16 anos o Jornal Hoje. A mudança de Sandra foi cercada de uma grande badalação, maior do que a tarefa ao lado de Glória Maria. 

Está comprovado, também, nesse rodízio de veteranos, que a Globo preza seus talentos depois dos serviços prestados.

Mesmo assim, é muito pouco provável que as duas continuem no mesmo formato no GR. Apesar dos sorrisos, é demais para um programa semanal. 

 

GauchaZH

A operação conjunta Rádio Gaúcha e Zero Hora está completando três anos. Mais do que ganhar produtividade, o objetivo foi retardar o processo de perda do jornal diante do crescimento digital. Nisso o novo processo deu certo. 

Em alguns momentos, no entanto, GauchaZh no ar carece de uma melhor avaliação crítica de seus produtos e seus profissionais, não só pela falta de experiência, como pela qualidade e postura.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!