Dezembro 05, 2019

Lula e Dilma são absolvidos no processo 'quadrilhão do PT'

Lula e Dilma são absolvidos no processo 'quadrilhão do PT'
Reprodução

A Justiça Federal em Brasília absolveu sumariamente os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e outras três pessoas no processo em que eram acusados de terem montado uma organização criminosa para cometer crimes contra a Petrobras investigados pela operação Lava Jato, como formação de cartel e corrupção.

A sentença de quarta-feira, 4, favorável aos petistas ocorre uma semana depois de Lula ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 17 anos e 1 mês de prisão no processo do sítio de Atibaia (SP).

Preso por 580 dias, o petista deixou a cadeia no início de novembro após ter sido beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou a prisão de condenados após julgamento da segunda instância — ele tinha sido preso, em razão de outro processo do TRF-4, o do tríplex do Guarujá (SP).

No caso da sentença da Justiça Federal de Brasília, essa acusação criminal —que ficou conhecida como “quadrilhão do PT”— havia sido apresentada inicialmente pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, em 2017, perante o Supremo Tribunal Federal. Lula era acusado de ser o chefe da suposta organização criminosa formada por petistas.

O caso posteriormente foi remetido para a Justiça Federal no Distrito Federal porque Lula, Dilma e os também acusados Antonio Palocci, Guido Mantega e João Vaccari Neto perderam o foro privilegiado.

Em sentença, o juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, seguiu a linha da manifestação feita pelo Ministério Público Federal em outubro, segundo a qual os cinco réus deveriam ser absolvidos de forma sumária porque não há justa causa para prosseguir com a ação. Para o MP, não havia ficado demonstrado o crime de organização criminosa. (Reuters)

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!