Setembro 17, 2020

Kantar mostra tendências da audiência 'fique em casa'

Kantar mostra tendências da audiência 'fique em casa'

A realidade imposta pelo isolamento social criou um novo público: a audiência "fique em casa". Com o distanciamento entre as pessoas e as opções de lazer restritas, fica cada vez mais clara a faceta multiplataforma e a autonomia das pessoas em navegar por diferentes canais e meios pelo conteúdo que querem, quando querem e da forma mais conveniente para cada indivíduo.

As ofertas de conteúdo se multiplicam com a mesma agilidade que o comportamento de consumo de mídia se transforma. Dados da Kantar demonstram as tendências de consumo de streaming e de TV linear no Brasil e em diversos outros países.

Com menos lazer e interação social, as pessoas estão passando mais tempo de frente as telas. Após o decreto da pandemia em países como China, Espanha, Turquia, Suíça, Reino Unido e Brasil, o público das emissoras de TV se comportaram de forma similar entre esses países demostrando um pico de audiência em relação ao mesmo período de 2019.

No Brasil a predominância dos acessos a conteúdo de vídeo é por meio da TV, seguido do smartphone e do computador. Foram analisadas três plataformas de vídeo: o Netflix, o Youtube e BVOD (plataformas digitais das emissoras). 58% dos brasileiros acessam o Netflix pela TV, 36% pelo celular e 5% pelo computador. Já o Youtube tem 66% dos seus acessos pelo celular, 18% pelo computador e 16% pela TV e as plataformas digitais das emissoras de TV seguem tendência similar do Netflix, 53% pela TV, 33% pelo celular e 13% por meio do computador.

"Dentro de um cenário de múltiplas escolhas e de intensa competição nunca foi tão urgente entender a audiência. Não só o que ela consume, mas como acessa essa imensa gama de ofertas. A única maneira de produtores de conteúdo, emissoras de televisão, anunciantes e agentes de publicidade criarem experiência melhores é por meio da medição de audiência e identificação do perfil do consumidor cross mídia", afirma Amada Signorine, diretora de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Kantar IBOPE Media.

De acordo com o Data Stories, levantamento da Kantar IBOPE Media, 57% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente por meio de smartphones. Quanto menos equipamentos são usados, menos interesse em atividades que vão além do envio de mensagens instantâneas e do acesso às redes sociais. Já quando o número de aparelhos que a pessoa utiliza rotineiramente aumenta, mais atividades são realizadas.

Ainda segundo o levantamento, 73% dos usuários de internet afirmam que o consumo de streaming de vídeo (pago ou gratuito) aumentou após o início da pandemia. Neste ano, o número de assinantes de serviços de streaming atingiu 36% contra 29% no mesmo período do ano passado.

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Redação Making Of

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