Março 24, 2020

Mindfulness e atendimentos online para gerenciar emoções diante da crise

Mindfulness e atendimentos online para gerenciar emoções diante da crise
Divulgação

Em tempos de coronavírus, a saúde de forma geral precisa de atenção e medidas para manter o corpo físico saudável são amplamente divulgadas. Pensando em ajudar as pessoas a se manterem integralmente saudáveis, os instrutores de Mindfulness (Atenção Plena) Toni Barros (foto) e Fernanda Nath resolveram difundir práticas para cuidar da saúde mental.

Todos os dias, às 08h30 e às 21h, ensinam técnicas para gerenciar pensamentos e emoções e manter o equilíbrio diante das mudanças, incertezas, isolamento social e reclusão. É on line (pelas redes Facebook e Instagram) e gratuito!

Em geral as pessoas não conseguem aceitar o que está acontecendo, o que resulta em sofrimentos secundários como ansiedade e raiva. Na medida em que eles crescem, ganham força, ameaçam a saúde mental e física. É fato: nosso estado emocional age e  as condições psicossociais impactam diretamente o nosso sistema imunológico – pesquisas científicas mostram isso. Então para o nosso bem estar e saúde, é urgente que passemos a gerenciar nossos pensamentos e emoções, o que pode ser um desafio em momentos de crise. - pontua Toni Barros.

As técnicas de Mindfulness que serão transmitidas nas lives pelos instrutores oferecem recursos internos para que as pessoas lidem com dificuldades, doenças e estresse. 

 

Escolhas conscientes

Com as práticas, a pessoa passa a perceber como ela está processando suas experiências, abrindo espaço para escolhas conscientes. - explica Fernanda Nath. 

Outros benefícios do Mindfulness são a ampliação da capacidade de resiliência e a promoção de bem-estar. 

 

Dica prática para cuidar da saúde mental

Para quem quer começar a praticar já, antes mesmo de participar da  live, aí vai uma dica de Toni Barros:

Crie pausas intencionais durante o dia para relaxar o corpo e ganhar clareza mental quanto ao que é mais importante. Ao parar, faça 3 respirações mais longas e conscientes.  Cada uma com uma intenção diferente:

1 Inspire notando a sua postura, expire relaxando as tensões do corpo.

2 Inspire com atenção ao ar entrando pelas narinas, expire sentindo o ar saindo.

3 Inspire perguntando "O que é mais importante neste momento", expire abrindo espaço para sua intuição. Fique quieto por alguns segundos e ouça a resposta interna.

 

Lives "Mindfulness para cuidar da saúde mental"   

Todos os dias, às 8h30 e  21h

Instagram: @maestriaplena // Facebook: amaestriaplena

*****

 

Gestalt Terapia

"Nesse momento delicado de quarentena, estamos todos mais sensíveis e suscetíveis a pensamentos negativos, sentimentos controversos e crises de ansiedade.
.
Precisamos cuidar da nossa saúde física, alimentação e principalmente da nossa saúde mental e emocional.
.
Cuide do seu jardim interno e esteja preparado para quando esse tempo de recolhimento terminar e tudo voltar a florescer. O atendimento online tem o mesmo tempo de duração de uma sessão presencial e o profissional utiliza das mesmas técnicas e intervenções, que no meu caso são da abordagem gestáltica.
.
Agenda aberta com alguns horários disponíveis. Contato via direct ou whatsapp.
.
Marisa Dionisio
Psicóloga Clínica
Gestalt-terapeuta
CRP 12/04271

(48) 9 9969-4345

*****

 

Paulinho querido!

Olha que legal essa iniciativa do jornalista Paulinho Scarduelli. Ele mora em condomínio em que moram alguns idosos. Ele colocou esse bilhete embaixo da porta de cada um deles. E no domingo saiu pra fazer compras para quatro vizinhos.

*****

 

Como as escolas estão trabalhando com os pequeninos em casa?

Um dos maiores sofrimentos de uma mãe é fazer o “segundo corte do cordão umbilical do filho”. É quando ele começa a vida escolar, geralmente ali pelo segundo ano de vida. As primeiras semanas são quase sempre de choro. Dos dois lados: das mães e dos filhos.

E a quarentena do coronavírus pegou todo mundo no meio desse processo de adaptação. Quando as crianças estavam começando a conviver com um novo adulto, a professora, foi necessário parar tudo. E todos voltaram pra casa: professor e aluno.

Mas como a vida não pode parar, tem colégio que encontrou uma forma de manter o vínculo entre a professora e a criança. E foi nessa hora que a tecnologia aproximou todo mundo.

Num colégio da Capital, os professores gravaram vídeos especiais para as crianças. Em casa, na tela da TV ou do celular, os pais mostram o recado da professora e as crianças param para ver, ouvir e dialogar. Nas mensagens dos professores, a mensagem é de esperança, de se cuidar e de ficar em casa. Uns contam historinhas, outros ensinam como lavar as mãos.

 

Matando as saudades

Aqui o aluninho da professora Rosana Raulino querendo tocar na "Tia Rô". Que amorzinho!

*****

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!