Janeiro 15, 2020

MIXOLOGIA EM ALTA

MIXOLOGIA EM ALTA
Foto: Odyn/Divulgação

Coluna desta semana abre espaço para o fantástico mundo dos drinks. Afinal, a criatividade dos bartenders anda a mil e a bebida combina – e muito – com o verão. No começo de 2019 a gente mostrou algumas criações do TAJ, de Balneário Camboriú. Agora, quem está apostando forte neste segmento é o OdynGastrobar, inaugurado há alguns dias também em Balneário Camboriú. A casa fica na Barra Sul, ao lado da Marina Tedesco e é especializada em coquetéis. Além de drinks clássicos, a casa tem receitas autorais. As criações são do bartender Romero Brito, homônimo do artista plástico.

O Odyn, que leva o nome da casa, combina gin, maracujá, suco de limão e água tônica. Mais refrescante impossível! Outros drinks muito interessantes são O Grande Lebowsky, e o RedVelvet. O próprio Romero preparou os coquetéis, e compartilhou as receitas conosco:

 

O Grande Lebowski

100 ml de leite integral
30 ml de licor de café (ou café expresso)
30 ml de xarope de açúcar (diluição de açúcar com água na proporção de 5 para 1)
50 ml de vodka

Bater os ingredientes na coqueteleira com gelo. Coar e passar para um copo de long drink. Finalizar com canela em pó, e enfeitar com anis estrelado e um pedaço de canela.

 

Odyn

50 ml de gin
30 ml de xarope de maracujá com curry
20 ml suco de limão

Bater todos os ingredientes na coqueteleira. Servir na caneca e completar com água tônica e espuma de gengibre. Para enfeitar coloque uma rama de canela, dois blueberries e um ramo fresco de alecrim.

 

Redvelvet

50ml de xarope de frutas vermelhas
50 ml de gin
20 ml de suco de limão

Coloque os ingredientes numa taça, depois complete com Red Bull de açaí e enfeite com frutas vermelhas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DRINKS NA PRISÃO

Foto: The Hole/Divulgação

A coluna já comentou sobre bares temáticos como o Sub Astor, de São Paulo, que funciona dentro de um enorme cofre em plena Avenida Paulista. Em Buenos Aires, há uma opção ainda mais bacana: um bar especializado em coquetéis, cuja ambientação é a mítica prisão norte-americana de Alcatraz (que funcionou por quase 30 anos na baia de São Francisco).

Foto: The Hole/Divulgação

Garçons e garçonetes vestem roupas de prisioneiros, e o cardápio (foto) lembra um arquivo policial. Ele contém cerca de 20 receitas inspiradas com nomes de criminosos famosos, como Al Capone e Baby “Face” Nelson.

O The Hole fica no bairro de Palermo, e exige reserva.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA

Foto: Preshh/Divulgação

Se você for tomar um drink qualquer hora e perceber um ingrediente gaseificado, pode não ser tônica, água mineral, muito menos espumante. Muitos bares começam a usar equipamentos próprios para pressurizar e injetar gás carbônico em bebidas diversas e garantir uma característica única ao drink.

O aparelho mais usado é o Preshh, desenvolvido pelo empreendedor Leopoldo Almeida (foto). Ele juntou uma válvula, sifão, torneira e um tanque de CO2, e criou um método rápido e barato de gaseificar bebidas. Não gosta de bebida alcoólica, não tem problema. Dá para usar o equipamento para gaseificar até o suco de frutas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OS MAIS MAIS...

Foto: BBC.com/Reprodução

Sites e revistas de bebidas fecharam 2019 fazendo um levantamento do drinks mais cobiçados ou consumidos no ano passado. Uma das principais edições do gênero, a Drinks International, relacionou os 50 clássicos mais vendidos no mundo. No top 3, destaque estão o OldFashioned (foto), Negroni e Daiquiri.

Já a edição brasileira doDifford´sGuide, convocou sete jurados para elaborar uma lista com o que de melhor foi produzido em 2019 pelos bartenders brasileiros. Os mais votados foram o Carrasco, do bar Guilhotina, e o Dry Figo, do Sylvester Bar.  A lista final, com alguns dos ingredientes utilizados, está no site.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BEM BRASILEIRO

Foto: Flávio dos Santos/Divulgação

Para fechar, a dica de um drink supersimples e saboroso. E elaborado com cachaça. O Mandarino é criação é do bartender paulista Flávio Félix dos Santos.

Ingredientes:

50ml de cachaça branca

20ml de licor de laranja

30ml de xarope de tangerina

Modo de Preparo: bata os ingredientes em uma coqueteleira e sirva em um copo longo com gelo. Decore com uma cereja.

 

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!