Novembro 15, 2019

Moisés desabafa contra os revoltosos

Moisés desabafa contra os revoltosos
MAURÍCIO VIEIRA/SECOM

Na agenda que cumpriu em Araranguá, Forquilhinha, Jacinto Machado e Tubarão, no Sul do Estado, o governador Carlos Moisés da Silva pediu, mais de uma vez, que os deputados estaduais que acompanhavam a comitiva levantassem para dizer que aqueles que estavam ali não eram de seu partido e nada lhe pediam em troca: cargos ou benefícios pessoais.

Foi um recado claro ao grupo de quatro deputados, ainda no PSL, que se insurgiram contra o governo, Ana Caroline Campagnolo, Sargento Lima, Jessé Lopes e Felipe Estevão, e tem um peso maior sobre os dois últimos por serem da região onde os compromissos foram realizados.

Estavam com Moisés José Milton Scheffer (PP), Rodrigo Minotto (PDT), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Volnei Weber (MDB) e Paula da Silva (PDT), a quem o governador se referiu como parlamentares que se relacionam com o Executivo de forma republicana e que as demandas deles são as solicitações que vêm dos municípios.

 

Abaixo a “guerra”!

Ao lado do presidente estadual do PSL, o deputado federal Fábio Schiochet, que deve ficar com a ala bivarista e não seguir o presidente Jair Bolsonaro na Aliança Pelo Brasil, Moisés declarou que os deputados estaduais que o acompanharam não ficam a falar mal do governo.

Sobre os deputados do partido, que disse “judiam” dele e vivem “criando guerras que não são para uma educação melhor, uma saúde melhor, uma infraestrutura, guerras que a gente não entra”, o governador afirmou que os demais compõem uma base sólida na Assembleia, que vota os projetos de interesse dos catarinenses. Acompanhe no vídeo.

 

Contra-ataque

Com todas as letras, Moisés disse que é “mentira” quando os revoltosos declaram que ele é contra Jair Bolsonaro e deu exemplos de que segue a cartilha do presidente, com a redução dos incentivos fiscais em 50%, conclui as obras dos antecessores, aperta o cinto na gestão do Estado e tem uma equipe técnica como a do presidente.

Uma tese dentro do governo é a de que os deputados que se insurgiram na Assembleia jogam para seus eleitores nas redes sociais e insistem no fato do governador estar mais alinhado com o time de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, para tentar enfraquecê-lo.

 

Nas redes sociais

No território dos deputados que irão para a Aliança Pelo Brasil com Bolsonaro, há ataques frequentes a Moisés.

Uma leitura óbvia indica que eles jogam neste ambiente, o das redes sociais, mas estão isolados no mundo físico, onde o governador tem visitado todas as regiões com recursos, sem que os quatro estaduais e três federais (Caroline de Toni, Coronel Armando e Daniel Freitas) capitalizem politicamente. Só na agenda no Sul foram liberados mais R$ 38,4 milhões.

 

Sobre Gean

O deputado federal Celso Maldaner, presidente estadual do MDB, resumiu os sucessivos contatos com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, na tentativa para que ele retornasse ao partido sem sucesso.

“Cada um segue o caminho que quer e que acha melhor!”, disse Maldaner.

 

Semana que vem

Na próxima quarta (20), Moisés se reunirá com os chefes de poderes (desembargador Rodrigo Collaço, do TJ; deputado Mauro De Nadal (MDB), na interinidade na Assembleia) e os chefes dos órgãos com autonomia financeira e administrativa (conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, do TCE; e o procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, do Ministério Público).

Na pauta, a devolução de recursos para o Executivo, sem esquecer que, em agosto passado, por articulação do deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembleia, houve uma antecipação de R$ 118 milhões, o que auxiliou o Executivo a encaminhar a quitação da dívida da saúde, que de ser efetivada no final deste ano.

 

Reconduzidos

Durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR), os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e Luiz Eduardo Cherem foram reeleitos, por aclamação, para as diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB).

Adircélio está na Diretoria de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon e Dado Cherem integra o Conselho Fiscal do IRB para o biênio 2020/2021.

 

Afinados

Depois de vários contatos telefônicos, o presidente em exercício da Assembleia, deputado Mauro De Nadal (MDB), conversou pessoalmente, na quarta (13), com o presidente licenciado do Legislativo Estadual, deputado Julio Garcia (PSD), que se recupera de um acidente de trânsito.

A relação de confiança entre os dois sempre foi notória, mas agora ganha mais força com total apoio de Julio para Mauro tocar o comando da casa, importante momento para o emedebista consolidar a posição de candidato ao cargo, em 2021.

 

DIVULGAÇÃO/TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SC

PELA TRANSPARÊNCIA

O deputado Laércio Schuster (PSB), à direita, entregou ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, uma cópia do projeto que busca uma maior transparência no governo do Estado. Schuster explicou que a divulgação incluiria as receitas, os ingressos e as transferências, já que hoje apenas as despesas são consultadas pela sociedade. O deputado, que foi prefeito de Timbó, no Vale do Itajaí, e está no primeiro mandato, informou a Collaço que o projeto foi uma parceria com o Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina (Sindifisco).

 

Nos EUA

Ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD) dá um tempo no doutorado e será o conferencista de abertura do Fórum Global de Parceiros do Programa Global Partnership for Social Accountability (GPSA) do Banco Mundial, no dia 19 de novembro, em Washington, Estados Unidos.

O objetivo do Fórum é promover, projetar e implementar melhores mecanismos de responsabilidade social que podem ajudar a resolver o desafio das assimetrias de poder, e Napoleão foi lembrado pela prefeitura ter sido vencedora do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc/Esag nas edições 2016 e 2018, além de pesquisas acadêmicas realizadas sobre o município  que mostram a relevância da transparência para gerar confiança, participação e coprodução de serviços e o fato de ter sido reconhecido como o Gestor Público do ano, em 2016, pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

 

Uma grande notícia!

Santa Catarina superou a Bahia e tornou-se a sexta economia do país com o crescimento do PIB a partir dos dados de 2017, com crescimento do agronegócio e dos serviços.

O dado merece amplo elogio ao setor produtivo e cria um problema para o governo em relação à tributação sobre os agrotóxicos, insumo embutido no carro-chefe que levou o Estado à posição privilegiada.

 

EM LIVRO

Uma coletânea de artigos que reuniu durante os 15 anos de atuação na vida pública foi transformada em livro pelo engenheiro Cleverson Siewert, ex-secretário estadual da Fazenda e presidente da Celesc, que passou pelos governos de Luiz Henrique (PMDB), Eduardo Pinho Moreira (MDB), Leonel Pavan (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD).

Entitulado Cenários e Perspectivas, a obra será lançada às 19h, do dia 2 de dezembro, na sede do Agora Techpark,um dos apoiadores da edição ao lado do Movimento 47, e a renda com a venda do livro reverterá para a Associação de Amigos da Família Abigail (AAFA). 

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 34 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, nas RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis e na Rede TV Sul!; comentarista na RIC TV Record e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia (ND). Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento) e na 105 FM (Jaraguá do Sul); e assina uma coluna no Diarinho, de Itajaí.
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!