Abril 21, 2018

Moreira apresenta os argumentos

Em entrevista ao Portal Making Of, que pode ser acompanhada em vídeo, o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) explica os pontos que geraram desgaste e polêmica na relação com o antecessor, Raimundo Colombo (PSD), mas também fala em investimento, o problema do tamanho do Estado e o limite legal atingido pela dívida. Sem se excluir do processo eleitoral, Moreira afirma que seu partido, o MDB, tem candidato ao governo, o deputado federal Mauro Mariani, e que sua preferência será uma aliança com o PSDB, do amigo Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência, a quem já fez um apelo para que a coligação seja formalizada em Santa Catarina. Assista à entrevista, que tem imagens de Dóia Cercal.

 

ALESSANDRO BONASSOLI/DIVULGAÇÃO

PARA ESCLARECER

Com o pé na estrada para tratar da pré-candidatura ao governo, o senador Paulo Bauer (PSDB) passou, no mesmo dia, por uma Stammtisch em Blumenau e pela Volvo Ocean Race, em Itajaí, onde se encontrou com a ex-vereadora e candidata a prefeitura local, Anna Carolina, e com o empresário e ex-candidato à prefeitura de Lages, Roberto Amaral, ambos pré-postulantes a deputado estadual. Eles fizeram questionamento sobre as alianças para a corrida ao Centro Administrativo, principalmente a possibilidade dos tucanos estarem com o Progressistas (ex-PP) e o PSD. Curiosamente, em frente ao Pavilhão que leva o nome do emedebista Luiz Henrique, Bauer disse que a condição de uma candidatura irreversível do MDB ao governo, que compôs com os tucanos nas eleições de 2002, 2006 e 2010, inclusive na eleição do senador, o fazia buscar uma nova tríplice aliança.  

 

Vitória do Gean

Foi uma batalha que não começou neste sábado (21), mas teve lances no Judiciário, que barrou todas as tentativas de impedir a votação do Projeto Creche e Saúde Já, e muita confusão na sede da Câmara de Vereadores da Capital antes e durante da sessão plenária. Os vereadores aprovaram por 16 votos a seis a matéria que prevê a contratação de Organizações Sociais para por em funcionamento a UPA do Continente e as novas creches que estão sendo construídas. Quem protestava, apoiado pelo Sintrasem, tentou invadir o plenário da Câmara, mas foi impedido por guardas municipais e por soldados do Batalhão de Coque da Polícia Militar. 

 

Não é tudo!

Enquanto sindicalistas e representantes de partidos de esquerda foram para a Câmara somente para tumultuar, pois já sabiam de antemão da aprovação do projeto enviado pela prefeitura, vale lembrar que manifestações na democracia são legítimas quando não concorrem para a violência gratuita e a reação de Guarda Municipal e PM foi proporcional à baderna que se ensaiava. O que não se deve esquecer ainda, que, apesar da vitória da tese do prefeito Gean Loureiro, motivada pela impossibilidade de contratar novos servidores por conta dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que Organizações Sociais estão longe de ser a melhor saída do mundo para gerir estruturas públicas, vide os problemas que várias administrações, inclusive o governo do Estado catarinense, já encontraram. O segredo é ter fiscalização rigorosa e regras definidas para fazer cumprir os contratos. 

 

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

EM GRANDE ESTILO

A ambientalista e pedagoga Miriam Prochnow, com base no Alto Vale do Itajaí, mas com um trabalho que já se espalhou pelo mundo afora, foi anunciada como pré-candidata a senadora pela Rede Sustentatibilidade, durante o Congresso Nacional do partido. em Brasília. E ao lado, nada mais nada menos do que da pré-candidata à Presidência Marina Silva, com quem gravou um vídeo, que pode ser acompanhado em https://sc.redesustentabilidade.org.br/2018/04/20/miriam-prochnow-anunciou-pre-candidatura-ao-senado-pela-rede-em-santa-catarina, ressaltou a sua disposição em concorrer a uma vaga por Santa Catarina. Uma das fundadoras da Rede, Miriam, que integra a executiva estadual e atua como coordenadora de formação, recebeu elogios de Marina. "Uma mulher forte, batalhadora do desenvolvimento sustentável, da agricultura familiar, da proteção da vida e da vida com dignidade. Vai ser uma grande representação feminina no Senado”, frisou a presidenciável.

 

Entusiasta

Diego Mezzogiorno, um batalhador pela ideia, confirma que o gabinete do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) fará, nesta quarta, às 8h30min, um café da manhã para tratar da implementação de um consulado italiano em Santa Catarina. Foram convidados os 25 deputados estaduais de origem italiana, deputados federais, o secretário  Luciano Veloso Lima (Casa Civil) os presidentes Gilberto Eggers (Eletrosul) e Cleverson Siewert (Celesc), o pessoal do Arquivo Público do Estado, para montar a comitiva que irá encontrar o novo governo da Itália para tratar do assunto.

 

DIVULGAÇÃO

O PV ENTRELAÇADO

No encontro que realizou em Lages, neste finm de semana, o Partido Verde reuniu seus líderes e pré-candidatos a deputado estadual e federal. Sem revelar os caminhos, ainda, o PV já trabalha sua política de alianças na proporcional. O presidente estadual da sigla, Guaraci Fagundes (no detalhe) será única aposta para concorrer à Câmara dos Deputados. Na foto, aparece o secretário estadual adjunto de Planejamento Fabio Botelho, que também é o presidente da Liga das escolas de Samba de Florianópolis.

 

Luto

O pai do prefeito Joares Ponticelli (Progressitas), de Tubarão, seu Lauro Ponticelli, faleceu neste sábado (21) aos 80 anos. Ele teve uma parada cardíaca enquanto estava internada no Hospital Regional de Rio do Sul. O corpo de Lauro Ponticelli será sepultado em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 35 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia. Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis), e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, assina uma coluna no Diarinho (Itajaí), faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento), na 105 FM (Jaraguá do Sul) e na Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!