Maio 18, 2019

Moro elogia o modelo penitenciário catarinense

Moro elogia o modelo penitenciário catarinense
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O deputado estadual pelo PR e empresário Nilso Berlanda fez questão de compartilhar a manifestação do ministro Sérgio Moro, da Justiça e Seurança Pública, nas redes sociais, que elogiou o modelo das penitenciárias de Chapecó e São Cristóvão do Sul (Regional de Curitibanos), ambas em Santa Catarina, Nas duas unidades, os detentos trabalham e com isso reduzem a pena que cumprem e se preparam de fato para a ressocialização, a reintegração na sociedade. Berlana fundou a primeira unidade empresarial, em São Cristóvão, em 2010, e não escapou inclusive das críticas míopes de outros empresários que vinham sua atitudade como forma de garantir mão-de-obra barata. Hoje, a iniciativa do empresário que, este ano, faturou o título de Personalidade de Vendas da ADVB por conta de sua rede de lojas de eletrodomésticos, 194 unidades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e que emprega, no sistema prisional, em torno de 2 mil apenados, chamou a atenção do governo federal. Moro tirou tamanho apreço pelo modelo catarinense, que poderia incluir ainda a Penitenciária Industrial de Joinville, que é privatizada, a partir da visita de técnicos do Departamento Penitenciário Nacional, ligado à sua pasta, em nove estados da Federação, e que se impressionaram positivamente com a atividade nas unidades catarinenses, que é remunerada. Nada mal em tempos em que se discute o valor do auxílio-reclusão aos parentes dos presos no país, que ultrapassa os R$ 1,3 mil por mês.

 

REPRODUÇÃO/TWEETER

A REAÇÃO

Imediatamente ao saber da manifestação de Sérgio Moro, o governador Carlos Moisés também tuitou sobre o assunto e convidou o ministro a conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Estado. A ex-secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, que é deputada pelo MDB, também compartilhou a publicação do colega Berlanda. Pela reforma administrativa em tramitação na Assembleia, a Justiça e Cidadania ficam sob o escopo da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.

 

Ainda bem

O bom senso e a ineficácia de tratar tudo sob a ótica ideológica, devem manter em nível de respeito as relações entre Brasil e China, nosso maior parceiro comercial, com a visita do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), ao país oriental, a partir deste domingo (19). Mourão participa do mais importante fórum de negociação entre os dois países, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), paralisada desde 2015, e deve se encontar, no próximo dia 23, com o vice-presidente chinês Wang Qishan.

 

O tema

As declarações do presidente Jairo Bolsonaro contra a China, durante a campanha ao Planalto, devem ficar no passado. Embora a nova Rota da Seda (Belt and Road), audacioso projeto global chinês, que troca investimentos em infraestrutura por benefícios econômicos, tenha inspirado Mourão a declarar que “tem que haver um casamento, benefício mútuo” nas relações entre os dois países.

 

DIVULGAÇÃO

TEBALDI PÕE O PÉ NA ESTRADA

Depois de passar por uma prefeitura do partido, a de Clésio Salvaro, de Criciúma, o presidente estadual do PSDB, o ex-deputado Marco Tebaldi, reuniu-se com o prefeito Mário Hildebrandt (atualmente licenciado do PSB), em Blumenau, nesta sexta (17). Tebaldi estava acompanhado do ex-senador Dalírio Beber e a visita ao Vale do Itajaí não é ao acaso. Hildebrandt era vice de Napoleão Bernardes, um hoje ex-tucano, e o PSDB participa e apoia a administração dele, uma relação importante a um ano das definições de alianças para a eleição municipal. Com Tebaldi também estava o vereador Alexandre Mathias, segundo da esquerda para a direita, ao lado do médico e quarto suplente de deputado federal Marco Antônio Wanrowsky.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 34 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, nas RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis e na Rede TV Sul!; comentarista na RIC TV Record e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia (ND). Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento) e na 105 FM (Jaraguá do Sul); e assina uma coluna no Diarinho, de Itajaí.
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!