Outubro 13, 2019
FIESC INSTITUCIONAL

Morre Marco Tebaldi, presidente estadual do PSDB

Morre Marco Tebaldi, presidente estadual do PSDB
AGÊNCIA CÂMARA

Contar um pouco da história de Marco Tebaldi (61) é falar da vida do engenheiro sanitarista, formado pela UFSC, que trocou Erechim (RS) por Joinville, onde morou por 33 anos e tornou-se funcionário da prefeitura que um dia iria comandar, em 1986.

Neste domingo (13), no início da noite, os médicos do Hospital da Unimed, em Joinville, confirmaram que Tebaldi havia perdido a batalha contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em 2017, que o fez sair da cena política do Estado sem completar o trabalho de recuperação do ninho tucano para a eleição municipal, que havia iniciado quando passou a comandar o PSDB no Estado, no início deste ano.

Na vida política partidária, iniciou a carreira como vereador, eleito em 1992, pelo PFL, e, em 2000, após um pedido do amigo Luiz Henrique (PMDB), entrou no PSDB de Joinville, tornou-se vice-prefeito, e, com a renúncia do titular para concorrer ao governo do Estado, em 2002, assumiu a prefeitura da mais populosa cidade catarinense, cargo para o qual se reelegeu em 2004, no primeiro turno.

Tebaldi foi deputado federal por dois mandatos, não se reelegeu em 2018 (ficou como primeiro suplente com 71.528 votos), e também foi secretário estadual de Educação (2011), mas sua estreia ocorreu em uma secretaria municipal, a de Habitação, onde atuou de 1993 a 2000.

O corpo do ex-prefeito será velado no Centreventos Cau Hansen a partir das 7h, desta segunda (14), e o enterro será, às 17h, no Cemitério Municipal de Joinville.

 

Doador

Marco Tebaldi era doador de órgãos.

O filho, Marco Amtonio Tebaldi Filho, já autorizou a retirada das córneas para o transplante. 

 

Reações

O prefeito Udo Döhler (MDB) decretou luto oficial de cinco dias pela morte de Tebaldi e o governador Carlos Moisés da Silva (foto) lamentou o falecimento do ex-prefeito e deputado, na redes sociais, e deu condolências à família.

O PSDB Estadual divulgou uma nota sobre seu histórico como homem público.

 

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

UMA ÚLTIMA HOMENAGEM

Estava tudo marcado para uma homenagem ao ex-prefeito, na noite desta segunda (14), na Câmara de Vereadores. Na última quinta (11), o PSDB estadual divulgou nas redes sociais uma mensagem sobre Marco Tebaldi sobre o título de Cidadão Honorário de Joinville, onde viveu por 33 anos. A solenidade, em data a ser definida, passará a ser “in memoriam”, um reconhecimento pela vida pública de Tebaldi.

 

Do partido

A sucessão de Tebaldi na presidência do PSDB estadual deve ser pacífica, sem disputas, e já especula-se que o comando estará entre o deputado estadual Marcos Vieira e o ex-senador Dalírio Beber.

A primeira vice e deputada federal Geovânia de Sá tem 90 dias para chamar uma nova eleição da direção da sigla.

 

As realizações de Marco Tebaldi

Construção da Arena Joinville - Estádio Municipal
Construção do Expocentro Edmundo Doubrawa - Centreventos
Construção do Megacentro Wittich Freitag - Expoville
Construção recorde de pavimentação urbana - 472 km em 1.239 ruas
Construção, reforma e ampliação de 447 salas de aula
Construção, reforma e ampliação de 60 postos de saúde
Implantação do PA 24 Horas Costa e Silva (Norte)
Implantação do PA 24 Horas Aventureiro (Nordeste)
Complexo Emergencial Ulysses Guimarães - Hospital Municipal São José
Implantação de amplo programa de formação de atletas - Jovem Cidadão
Retomou os direitos da água e criou a Companhia Águas de Joinville
Implantou a abertura da Avenida Marquês de Olinda - trecho entre as ruas 15 de Novembro e Anita Garibaldi
Implantou a abertura da Rua São Paulo - trecho entre as ruas Barra Velha e Boehmerwald
Implantou amplo programa de subvenção social para o terceiro setor que complementava as ações para os menos assistidos
Estação da Cidadania Max Lütke - Pirabeiraba
Estação da Cidadania Abílio Bello - Nova Brasília
E como deputado federal destinou mais de R$ 188 milhões para municípios e o Estado de Santa Catarina, através de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, que foram aplicadas em infraestrutura, agricultura, turismo, assistência social, saúde, hospitais filantrópicos, transporte escolar e várias áreas.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 34 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, nas RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis e na Rede TV Sul!; comentarista na RIC TV Record e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia (ND). Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento) e na 105 FM (Jaraguá do Sul); e assina uma coluna no Diarinho, de Itajaí.
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!