Maio 22, 2020

Movimento 'Sleeping Giants' chega ao Brasil para combater fake news

Movimento 'Sleeping Giants' chega ao Brasil para combater fake news

Lançado há quatro dias, o perfil no Twitter do Sleeping Giants Brasil, movimento que tenta desidratar economicamente sites que publicam conteúdos apontados como preconceituosos ou fake news, tem sido ativo.

Segundo a reportagem da Folha de São Paulo, até as 20h de ontem, 21, a conta havia chamado a atenção de mais de 30 empresas com publicidade veiculada no Jornal Cidade Online, um portal que divulga uma série de artigos de opinião em defesa da política do uso da cloroquina para o tratamento contra a Covid-19.

A meta do movimento é alertar empresas para o conteúdo dos veículos e pressionar a retirarem publicidade de páginas na internet que propagam desinformação ou ofensas.

Nos últimos dias, a conta expôs marcas como Dell, Claro, Tim, Samsung, Americanas, Submarino, Mercado Livre, Philips, Magazine Luiza e Banco do Brasil. O Sleeping Giants também mencionou anúncios de veículos de comunicação e audiovisuais como Folha de S.Paulo, Telecine e Canal History Brasil.

Em resposta, algumas delas utilizaram o Twitter para informar que não apoiam desinformação. Outras confirmaram a retirada dos anúncios no site após sofrerem apelo do público.

O Sleeping Giants foi criado nos Estados Unidos em 2016 com o intuito de chamar a atenção de empresas para o financiamento de sites de extrema direita.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!