Julho 11, 2019

Street tour lança hoje Mural Cisne Negro

Street tour lança hoje Mural Cisne Negro
Foto Victor Moraes

O lançamento do Mural Cisne Negro, obra do projeto Street Art Tour assinada pelo artista Rodrigo Rizo, será hoje, dia 11, no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Centro da Capital.

O evento terá participação do ator João Batista Costa, o JB, com performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898), ícone da literatura catarinense e precursor da poesia simbolista no Brasil. A cerimônia terá ainda a presença de autoridades do município e do Estado, entre elas o prefeito Gean Loureiro.

 

O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros.

A pintura é parte do Street Art Tour, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital. Toda em preta e branca, a obra representa visualmente características marcantes na obra do poeta.

 

Obras de arte urbana da cidade

Dentro do projeto Street Art Tour se está desenvolvendo um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade.

Na plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android), inclusive, é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural  assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro.

Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha.

*****

 

Exemplo

O palhocense Geraldo Rodrigues é um exemplo de superação. Em 2017, foi diagnosticado com mielite transversa (inflamação que afeta a medula espinhal e bloqueia a transmissão de impulsos nervosos) de origem bacteriana. Ficou paraplégico. Contrariando os prognósticos médicos, não apenas voltou a andar – depois de um ano de treinamento – como virou paratleta de atletismo!

 

Campeão

Geraldo sentiu o gostinho de conquistar uma medalha pela primeira vez durante a fase regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa de paratletismo, disputada em abril, em Curitiba.

Foi a coroação de um esforço diário em nome de uma competição muito mais importante: para ele, atividade física é literalmente um sinônimo de vida. Hoje, aos 41 anos concilia os treinos nas pistas com preparação em paralelo na Live Sports Center visando o PARAJASC em outubro.

*****

 

Samba no Boteco

Boteco sem samba, não é boteco! Com o pé no final de semana, nesta quinta-feira, dia 11 de julho, o Boteco Zé Mané, em Coqueiros, traz o melhor do samba nas vozes de Gi Guedes & Manoela Pires. A dupla se apresenta em versão acústica, voz e violão, com repertório repleto de clássicos do samba e da música popular brasileira, além de composições próprias já conhecidas pelos amantes do samba na região. 

 

Só elas

Gi Guedes e Manoela Pires são integrantes do Entre Elas, consagrado grupo de samba formado exclusivamente por mulheres. Elas se unem neste projeto especial e acústico para uma apresentação mais intimista, nesta quinta-feira, a partir das 19h30.

*****

 

About yesterday

Os parabéns de hoje vão para a querida Betina Chede, que ontem celebrou mais um ano de vida e alto astral. Viva você!

*****

 

Feijuca das boas

Nos almoços das quartas-feiras está sendo montado um brasileiríssimo buffet de Feijoada na unidade do Square SC da BGB. Começou na última quarta-feira e se estenderá por todo o inverno.

 

Só delícias     Foto Vanessa Pinho

A BGB possui três unidades, uma em São Paulo e outras duas em Floripa - no Open Shopping em Jurerê e no Square SC, que tem a frente o chef Filippo Ferrantelli. Além dos lanches, serve almoço executivo de segunda a sexta, com destaque para o Filet à Parmegiana, o Strogonoff e o Salmão grelhado com Legumes. Hummm...

*****

 

Pet e rock

Para comemorar o Dia do Rock, no sábado (13), o veterinário João Gustavo de Souza teve uma ideia inusitada, porém original. A Escola de Música Nelson Musical, onde João faz aula de guitarra, faz apresentação no centro veterináriodele, o Lovely Dog, no bairro Estreito, em Florianópolis, durante toda a manhã de sábado. O "Lovely Rock" é gratuito.

 

Lovely

A meta é unir a música com outra grande paixão dos brasileiros: os animais de estimação.

*****

 

Do Recife        Foto Rogério Alvez

Nos dias 27 e 28 de julho a Companhia Fiandeiros de Teatro, da cidade de Recife/PE, vai apresentar o espetáculo Vento Forte para Água e Sabão, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Além das apresentações com preços populares o Grupo pernambucano vai promover ações gratuitas como oficina e um encontro com artistas locais.

*****

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!