Agosto 01, 2018

MUSEU CERVEJEIRO

MUSEU CERVEJEIRO
Foto: Carillon/Divulgação

Cervejarias – especialmente as artesanais – sempre reforçaram o conceito de que fabricam a bebida de maneira mais natural, menos industrializada. Mas nada é tão artesanal e tradicional quanto o que é feito pela norte-americana Carillon.

A cervejaria de Ohio reproduz a forma como a bebida era feita em 1850. Os trajes são de época; os grãos são tostados e moídos artesanalmente; tinas de cobre são aquecidas por fogões de lenha e a maturação da bebida é feita em barris de carvalho. Há ainda há a fabricação de pães com o malte que sobra da produção de cerveja.

Uma fábrica/museu que ajuda contar um pouco da história das origens da indústria cervejeira. No vídeo do Tastemade dá pra ver direitinho como é a rotina nessa cervejaria pra lá de tradicional.

______________________________

 

DESENHO NA ESPUMA


Foto: Ripple/Divulgação

A brincadeira começou há mais ou menos três anos quando uma startup israelense desenvolveu um novo uso para uma impressora 3D: a aplicação de palavras sobre a espuma do café fresco.

O negócio ficou sério e o equipamento passou por diversas melhorias. Há uns seis meses palavras, frases e até imagens passaram a ser aplicadas sobre drinks e cervejas (foto).

Na prática, o usuário escolhe uma palavra ou imagem que é transmitida via wi-fi para a impressora 3D. O equipamento usa extrato concentrado de café ou de malte, pra fazer um desenho sobre a espuma da bebida.

O efeito é muito bacana, como dá pra conferir no vídeo. O Ripple já pode ser encontrado em dezenas de cafeterias e pubs dos Estados Unidos, Inglaterra e outros países da Europa.

___________________________

 

HOSPEDAGEM DIFERENTONA 2



Foto: La Cofradia/Divulgação

Coluna mostrou em julho uma hospedagem bem diferente em Portugal, que utiliza barricas de vinho gigantescas como acomodação para os visitantes. São dez barris gigantescos em suítes luxuosas. As suítes/barricas estão instaladas defronte aos parrerais da região do Douro, patrimônio histórico da humanidade.

No México há uma estrutura parecida – que usa barricas de tequila (foto). O hotel boutique foi fundado no ano passado fica na região de Guadalajara. E, ao invés dos vinhedos, tem como moldura plantações de agave, prédios antigos e uma destilaria onde os visitantes podem conhecer todo o processo de produção da bebida.

No Yelp dá pra ver mais fotos e avaliações do local.

_________________________

 

SHOT

Coluna informou anteriormente que a Bierland comemora neste sábado (01) em Blumenau os 15 anos de fundação. Data vai ser marcada por festa e apresentação do vencedor do concurso de cerveja artesanal. Pro público, outra novidade: a apresentação das cervejas da marca – agora em latas. A produção começou nesta terça (28) com o envasamento da Pilsen Weizen, IPA, Vienna, Stout e Strong Golden Ale.

Cervejaria Ambev inaugurou no Rio de Janeiro o Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira (CIT). A unidade que emprega 80 profissionais (10 deles mestre cervejeiros) é a sexta do gênero no mundo, e deve servir para desenvolver novas receitas de cervejas, embalagens e outras bebidas. Investimento foi de R$ 180 milhões.

Já a Heineken está com inscrições abertas para o programa de trainee, com vagas para 15 cidades brasileiras, entre elas Blumenau (SC), Ponta Grossa (PR) e Igrejinha (RS). Podem se candidatar profissionais graduados entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016 nas áreas de bioquímica, ciências biológicas, farmácia, engenharias e química.

Site ADNews, especializado notícias sobre tecnologia e publicidade, informa que a última loja da rede Blockbuster, encomendou uma cerveja em homenagem à marca. É uma espécie de manifesto à resistência de um negócio que já foi gigante na década de 1990, mas acabou consumido pelo vídeo digital.

Quarta-feira (29) foi Dia Internacional do Sommelier. Os parabéns da coluna a estes profissionais tão importantes para o mercado de bebidas.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!