Agosto 12, 2019

Na luta contra o câncer infanto-juvenil

Na luta contra o câncer infanto-juvenil
Foto Aldo Grangeiro

Voluntários e especialistas reunidos na Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS),  com o educador Marcelo Batista de Sousa, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de SC (SINEPE/SC), articulam ações visando a propagação de práticas preventivas ao câncer infanto-juvenil, que acomete a cada ano cerca de 12,5 mil pessoas no país.

Na foto, a partir da esquerda, a pedagoga Bernadete Berto, médicas  Denise Bosfield e  Tatiana Costa, Marcelo Batista de Sousa, Rilder Campos, Maria Gertrudes da Luz Gomes ( presidente da Avos) e Fernando Campos.

 

Abram alas para o Setembro Dourado

A coluna anuncia uma nova ação das cores que tem tudo a ver com cada um de nós. O "Setembro Dourado", criado para ressaltar a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infanto-juvenil, vai muito além do que se imagina. É questão vital, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.

Para isso a campanha conta com ações educativas nas redes sociais e palestras para os profissionais da área. Essas ações também visam reivindicar os devidos investimentos na assistência a esses pacientes que "valem ouro", por isso o dourado foi a cor escolhida.

A casa AVOS, misto de hotel e hospital para acolher até 40 crianças portadoras de câncer, localizada próximo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, é uma pequena parte do trabalho de 80 voluntários e 35 profissionais dedicados a minimizar os efeitos da devastadora doença que acomete crianças . Aliás, quando se fala em menores portadores de câncer, sempre haverá ainda muito para ser feito.

 

Por maiores chances de cura

Além da falta de médicos pediatras especialistas, há muita desinformação na área, o que torna ainda reduzidos os percentuais de cura. Segundo a Confederação Nacional de Instituições de Apoio à Criança e Adolescente Com Câncer, os índices de cura no Brasil ainda estão abaixo de 50% dos casos, o mesmo que ocorre na Venezuela, por exemplo, diz  Rilder Campos, presidente da Confederação.  As escolas particulares catarinenses vão divulgar maciçamente a campanha Setembro Dourado.

O câncer infantojuvenil é considerado uma patologia rara que apresenta características distintas, especialmente em relação ao percurso clínico. Ele faz parte de um conjunto de doenças mais agressivas, com curtos períodos de latência e que se proliferam rapidamente. Entretanto, demonstra perspectivas de bom prognóstico, se houver um diagnóstico precoce com um tratamento rápido e eficaz, sendo que as chances de cura podem chegar a 80%!

*****

 

Uma vez majestade...     Foto divulgação

Um brinde à nossa eterna rainha do carnaval, Letícia Mello, que hoje celebra mais um ano de vida cheia de estilo. Feliz aniversário, queridona!

*****

 

Sucesso     Foto divulgação

Marco Aurélio Gomes, Ademir Arnon, Denise Christians e Paulo Alceu estavam entre os que se deliciaram com a distribuição de sorvetes da YPY na feijoada da Associação Catarinense de Imprensa. O momento foi de deleite para os mais de 150 presentes. Os produtos da marca já são conhecidos pela maioria das pessoas, mas a degustação é sempre um prazer renovado. Foi uma maneira especial de fechar o evento da ACI.

*****

 

Falando em feijoada...

Sábado também foi dia da tradicional feijoada comemorativa ao Dia da Advocacia, realizada pela OAB/SC, que completou 10 edições em 10/8 da melhor forma: em um dia lindo de sol, e marcada por atrações musicais plurais, elogiada gastronomia assinada pelo chef Leno Dürrewald e confraternização reunindo mais de mil advogadas e advogados de todo o Estado, na Sede Balneária da instituição na Cachoeira do Bom Jesus, Norte da Ilha.

Ao longo de sete horas, os anfitriões da festa, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), Claudia Prudêncio, compartilharam com o público a conexão e inclusividade que têm sido as marcas da atual gestão.

Confira quem marcou presença na festa que foi o ponto alto de uma extensa programação que a OAB/SC realiza em agosto, Mês da Advocacia: são 36 eventos na Capital e 49 nas Subseções da OAB, todos voltados ao aperfeiçoamento da classe, para melhor servir a sociedade.

 

Rafael Horn, Karin Heinzen, Ana Blasi e José Antonio Valduga

 

Sabine Souto Müller com esposo Gilberto Souto e Gustavo Villar Guimarães

 

Jorge Alencar Paixão de Bairros e Carlos Inocenti

 

Rafael Horn e Claudia Prudêncio

*****

 

Café com Empreendedoras 

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Café com Empreendedoras de Florianópolis, promovido pela Rede Mulher Empreendedora (RME), que será realizada no 23 de agosto, sexta-feira, entre 8h30 e 12h, no Sebrae do bairro João Paulo. 

O evento tem como propósito ampliar o networking de mulheres que empreendem ou buscam empreender, possibilitando a divulgação de negócios e participação em palestras com conteúdo incentivadores.

As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla até o dia 22 de agosto. São disponibilizadas vagas gratuitas e homens também podem participar.

 

A chave do negócio

Com experiência em Marketing Digital, a paulistana Bia Aguiar fará a palestra Engajamento é a Chave do Negócio, Descubra como Melhorar o seu com as Mídias Sociais. Ela compartilhará informações práticas para ampliar os resultados nestas mídias. Bia é web designer, estudou business em Cambridge - Inglaterra, trabalhou com mais de 300 empresas em consultoria e atendimento e atualmente é co-fundadora da Digitalize Seu Negócio.

 

Inspiração

Apaixonada por sapatos, a palestra inspiradora ficará por conta da designer Vanessa Rouvier. Ela aliou sua veia empreendedora à sua curiosidade pelos materiais, acabamentos e técnicas manuais na sapataria, para criar a Le Scarpin - uma marca especializada em scarpins, feitos à mão, com materiais nobres e design atemporal.

 

Estatística

De acordo com estatísticas, as mulheres abrem mais negócios que os homens e geralmente são mais escolarizadas, mas seus empreendimentos são menos inovadores e têm lucros mais baixos. "Esses dados reforçam a importância das mulheres se unirem para troca de informações e possibilidade de ampliação de negócios", comenta a embaixadora da RME Florianópolis, Ana Bevilacqua.

*****

 

Grupo Tápias em Florianópolis

Inspirada na obra fotográfica de Sebastião Salgado, a montagem Café não é só uma Xícara, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro / Paris), estreia nos palcos da Capital durante o Dança em Trânsito, festival internacional de dança contemporânea que ocorre nos dias 22 e 23 de agosto em Florianópolis.

O espetáculo evoca os encontros permeados pela presença do café: café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro. A borra do café inspira Flávia Tápias na leitura de movimentos novos. A ideia é que o público entre e já sinta o cheiro do café, num exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade.

 

Free

 

Vale dizer que o Grupo Tápias tem base no Brasil e na França e promove em suas criações o intercâmbio entre artistas de diferentes nacionalidades. A apresentação será na sexta (23), no Teatro Pedro Ivo. Todas as apresentações do festival são gratuitas!

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!