Julho 30, 2020

Nossa Jogada

Nossa Jogada

1 – O Sonho

Não foi desta vez que o Figueirense conseguiu jogar no estádio dos sonhos. A foto ilustra um projeto de um estádio para o clube, em 1962, quando tomou posse do terreno onde está localizado o atual Estádio Orlando Scarpelli. Quase 60 anos depois, o clube continua sonhando com uma Arena. Paulo Prisco Paraíso em 2014 não conseguiu. Neste desenho, o clube teria um belo Estádio.

Ontem à noite o Figueirense foi desclassificado do Estadual 2020, perdendo para o Juventus de Jaraguá por 4 a 1. O Juventus continua e espera do classificado entre Brusque x Joinville (1 x 0), que jogam às 18h.

Alemão fez o gol do Figueira; Itinga, Allan e Marlon (2vezes) marcaram para o Juventus. Luis Henrique foi o destaque entre os visitantes e Lucas, do Figueirense, a figura negativa.  

 

2 – O Estadual Continua

Estes 14 dias de intervalo entre os jogos de ida e de volta das quartas de final do Estadual 20 beneficiaram a Chapecoense que pode recuperar seus 15 jogadores que deram positivos e não poderiam jogar a segunda partida marcada para o domingo dia 12 de julho. Os 27 jogadores afastados se recuperaram e podem ser usados hoje à noite, pois somente um está isolado porque não passou nos testes obrigatórios exigidos pela Secretaria da Saúde. Hoje, passados 17 dias, todos estão em condições de enfrentarem o Avaí.

Este intervalo entre o primeiro e o segundo jogo também beneficiou outras equipes. Hoje jogarão à tarde, às 16h em Itajaí – Marcilio Dias x Criciúma (0x0); às 18h em Brusque – Brusque x Joinville (1x0) e à noite, às 21h30, na Ressacada – Avaí e Chapecoense  (0X2). Os jogos terão a arbitragem sem auxílio do VAR – Vídeo Arbitragem.

 

3 – Devem, gastam e ninguém cobra

A “travessia do deserto”, nesta época de pandemia, está sendo longa, difícil, sofrida pelo isolamento, restrições e pela ausência de público nos estádios. Além disso há a crise econômica, porque as dívidas dos clubes de futebol do Brasil alcançam a cifra de R$ 8.093 bilhões. Como irão pagar? Ninguém cobra. Enquanto isto os dirigentes gastam e o futebol vai se afundando a cada dia que passa. O futebol não consegue encontrar o seu caminho da prosperidade e deixa de atrair o público aos estádios e à frente da televisão. Uma pena.

 

4 – Custos

Houve um tempo quando o Avaí FC mandava seus jogos, á tarde no meio da semana, no velho Estádio Adolfo Konder. A turma da minha geração irá lembrar, daqueles que deixavam os paletós nas cadeiras e assistiam estes jogos no Adolfo Konder, lotando o estádio. A turma do paletó que ainda tinha tempo de voltar à repartição e assinar o ponto de saída. Hoje, o jogo poderia ser à tarde, mas a televisão exigiu que fosse às 20h30, na Ressacada.  

 

5 – Rebaixamento

No meio do intervalo: joga não joga, o Tubarão, que disputa o rebaixamento contra o Concórdia, entrou com um pedido no TJDSC para que não fosse homologado o rebaixamento neste ano. O relator do processo Rodrigo Bayer deu parecer provisório favorável, e deverá ser julgado pelos juízes do TJSFSC. A decisão pode interferir na homologação do campeão deste ano, caso não se consiga realizar os jogos até o final, por causa situação sanitária caso esta se agrave.

 

6 – Flamengo

Agência O Globo

Domènec Torrent – Conhecido como Dome, aceitou a oferta do Flamengo de 13,5 milhões de reais até 2021. Ele e sua Comissão Técnica composta por: Jordi Guerrón, ex-auxiliar no Sevilha, Jordi Gris, auxiliar no New York City e Pablo Machin treinador do Girona, Espanhol, Sevilha e Qingdao Huanghai, comunicou ontem que não voltaria a China, confirmando o acerto da turma com o “Mengo”. A assinatura do contrato será assinada hoje em Girona, na Espanha. Estarão presentes pelo Flamengo, Marcos Braz e, Bruno Spindel. Dome foi por muito tempo a mão direita de Pepe Guardiola, trabalhando no Barcelona, Manchester City, Bayern de Munique e técnico do NYC FC – New York City com sucesso, levando a equipe, pela primeira vez, à Liga dos Campeões da CONCACAF.

 

7 – Quem nunca viu que veja

Quem não assistiu ao vivo o melhor do mundo jogar poderá comprovar neste vídeo porque Pelé é considerado o rei do futebol. Alguém te contou, eu assisti ao vivo e nunca esquecerei. Aqui.

 

8 – O Criador e a Criatura

Chegou ao Barcelona em 2003 e resgatou a depressão que o Barcelona vivia quando o Real Madrid, dos galácticos, liderava o mundo. “Ronaldinho recuperou a autoestima do time que estava em depressão” reconheceu Pepe Guardiola. Ele trouxe a técnica e a alegria. Na apresentação parecia um surfista, segundo Luiz Henrique. Mas a melhor imagem que os torcedores de Barcelona têm, foi quando em pleno estádio Santiago Bernabeu, viram pela televisão Ronaldinho Gaúcho ser aplaudido, em 2005, pela torcida do Real. Vale à pena ver como será o novo estádio do Madrid. Aqui.

 

9 – Mundial de 1930

O Primeiro Mundial de futebol foi disputado no Uruguai em 1930[i]. A final no dia 30 entre as seleções do Uruguai e da Argentina. O mais difícil era conseguir uma entrada para assistir a este jogo no Estádio Centenário. Aqui você vê as fotos daquele jogo.

 

10 – Desclassificados

Ontem à noite não foi só o Figueirense que saiu do campeonato, o São Paulo também foi desclassificado pelo Mirassol e o Náutico – o primeiro adversário do Avaí no Brasileiro da Série B, no dia 7 de agosto na Ressacada, afastado da final do Pernambucano pelo Santa Cruz entre o vencedor do Salgueiro e Afogados. O Cruzeiro também foi desclassificado do Campeonato Mineiro.

 

11 – Bota de Ouro

A disputa pelo troféu “Bota de Ouro” na Europa acontecerá na última rodada do Campeonato Italiano entre Immobile da Lazio, com 35 gols, Lewandowski do Bayern de Munique, com 34, e Cristiano Ronaldo da Juventus, com 31 gols, mas só conseguirá seu quinto troféu, marcando 5 gols, e torcer para que, na última rodada do italiano, Immobile não marque nenhum gol, nestes jogos: Juventus x Roma e Nápoles x Lazio.

 

FIM.

[i]  The English Game – série dublada, no serviço de straeming da Netflix.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Agosto 13, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Agosto 10, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Agosto 06, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Agosto 03, 2020

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC. Além de colunista no Portal Making Of é comentarista na Rádio Guarujá.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!