Agosto 06, 2020

Nossa Jogada

Nossa Jogada

1 – Novamente

Não é a primeira vez de Geninho no Avaí como treinador. Como amigo do presidente Francisco Battistotti volta ao clube dizendo que o objetivo é a promoção à Série A. Não tem mais estadual, está fora da Copa do Brasil, só restam as disputas da Série B. O Avaí tem outro objetivo? Eles não sabem o que dizem.

No Figueirense continua Marcio Coelho, apesar de questionarem a permanência do técnico no clube. Questionar a permanência é dizer que não gostou que ele permanecesse. Então porque não escreve que não quer? Porque questionar significa: levantar questão sobre; discutir, disputar e retorquir. Marcio ganhando continua; perdendo será demitido.

 

2 – Geninho e Dome

Um volta ao Avaí e o outro assume o Flamengo. Li sobre os dois: o catalão sobre o calendário: “Estou acostumando, na Europa time grande joga três vezes por semana. Não vim ao Brasil de férias, vim para trabalhar”.

Do Geninho: “O campeonato é muito difícil, teremos jogos um em cima do outro, com desgastes e serei obrigado a ter um grupo forte”. Pelo jeito veio de férias...

Geninho foi logo dando desculpas; ou queria dizer outra coisa? Ou queria um campeonato fácil?

Dome disse que irá trabalhar com que tem e sem mudar muita coisa. Foram buscar o treinador na Espanha. Ando rindo à toa.

 

3 – Chapecoense x Brusque

Será a final do estadual, porque ontem à noite a Chapecoense perdeu de 1 a 0 para o Criciúma, mas classificou-se nas disputas de pênaltis por 4 a 2. No início da noite o Brusque empatou com o Juventus em zero, mas no placar agregado passou e será o outro finalista do Estadual 20. A tarde o Concórdia venceu ao Tubarão por 2 a 1, permanecendo na Primeira Divisão, Tete aos 36m e Warley aos 39 marcaram para o Concórdia e Kevin, aos 15 do 2t diminuiu para o Tubarão. Antes de chegar a Criciúma, a Chapecoense pegou o vírus do Avaí. Está trazendo Thiago Ribeiro e Elias, com mais de 32 anos, para as disputas da Série B do Brasileiro que começa neste sábado.

 

5 – Datas

Sábado o Figueirense enfrenta o Operário de Ponta Grossa, em Ponta Grossa, às 16h; e o Avaí ao Náutico, na Ressacada, às 19h; no domingo à tarde tem Flamengo x Atlético Mineiro, pela Série A, no Maracanã, com transmissão da TV Globo.

 

6 – Ajuda para gastar

O Conselho da Fifa aprovou um plano de ajuda financeira à comunidade do futebol e irá distribuir US$ 1,5 bilhão (R$ 7,7 bilhões. Ao mesmo tempo o Governo Brasileiro, pela segunda vez, adia o pagamento da dívida que 26 clubes de futebol têm com a União. Para saber o Cruzeiro deve quase 300 milhões reais; o Figueirense 47 milhões e o Avaí 17 milhões. E continuam contratando e gastando. Você paga a conta.

 

7 -  Internet e futebol

Deram com os burros na água. O que seria a novidade, a salvação do futebol não deu certo. Aquela Lei do Bolsonaro não surtiu efeito e Flamengo e Fluminense correram o chapéu até o SBT, para venderem os jogos em consignação. A TV Globo vai exigir que cumpram os contratos que assinaram. O futebol é uma ilusão que o encanto de que as novas tecnologias não mudaram e nem salvaram os clubes de futebol no Brasil.

 

8 - Direito de Imagem

No Brasil quer dizer salário por fora. Na Europa é o dinheiro que o clube e os jogadores faturam em publicidade e consta no contrato. O brasileiro copia errado. Não há jogador brasileiro, até a Thammy fatura mais do que eles. Aliás, o brasileiro não sabe bem o que é publicidade, vivem fazendo propaganda de chuteiras de graça.

 

9 - A Volta da Champions

Por que neste final de semana serão disputados os jogos que restam das oitavas de final da Liga dos Campeões desta temporada na Europa. Marque aí na sua agenda: na sexta tem Juventus x Lyon e Manchester City x Real Madrid na TV; no domingo Barcelona x Nápoles e Bayern de Munique x Chelsea, à tarde na TV. Os jogos das quartas de final 14/8 e 15/8, semifinal 18/8 e 19/8 e final 23/8 serão disputados em Lisboa em jogo único.

 

10 - Não pagam

Torcedores se unem para participarem de uma ação solidária em prol dos funcionários do Botafogo, que estão sem receber salários há quatro meses e os dirigentes ficam contratando jogadores. Em minha opinião para acabar com esse abuso a CBF terá que agir como a Fifa, punindo os velhacos, como ela puniu o Cruzeiro, que começa a Segunda Divisão com seis pontos negativos. Com a ameaça de ser rebaixado à terceira divisão. Pouca vergonha, hei Botafogo.

 

11 – A lenda e a figura

Na terça-feira entrei no Parque da Luz, olhei para cima, para um dos prédios construídos onde era a revendedora Ford da família Amim e me lembrei do Valter Sousa. Ele morava em um deles e ontem recebi um recado do Chiquinho, outro amigo me dizendo:

- O Valter Souza morreu!

Valter Souza, pelo apreço, pela amizade, carinho e pela coragem, de ter decidido, depois de um acidente vascular, viver em uma Casa de Repouso, no Balneário de Canasvieiras bem em frente de onde vive o filho Vinicius e dos cachorros que gostava.

Nos conhecemos jovens. No princípio fui fã. Anos depois companheiro nas rádios por onde trabalhamos. Lembro dele como repórter esportivo na Rádio Guarujá, em dupla com João Ari Dutra. Marcaram uma época. Em todas as rádios e na RBSTV foi pioneiro. Deixa o filho e histórias de uma cidade que não existe mais. Com ele se vão as lembranças do rádio, das músicas, das entrevistas que fazia e dos trocadilhos que adorava. Este ano comemorou 80 anos.

Não o verei nunca mais.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Setembro 24, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Setembro 21, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Setembro 17, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Setembro 14, 2020

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC. Além de colunista no Portal Making Of é comentarista na Rádio Guarujá.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!