Março 19, 2020

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Paulo Brito

A morte, peste e quarentena

Das pragas bíblicas descritas no Velho Testamento a fuga de Maria, José e Jesus fugindo da morte.

A imagem esculpida em madeira, vista na fotografia, deu nome ao primeiro povoado na Ilha de Santa Catarina: Vila de Nossa Senhora do Desterro.

Outra praga e a morte perseguem a humanidade e o povo da Ilha. Nesta Ilha, de outra praga – a peste que obrigou os marinheiros franceses a se refugiarem numa Ilhota, localizada na baia de Canasvieiras, onde não sobreviveram a quarenta imposta pelas autoridades da época.

Por isso Ilha do Francês.

Hoje, esperamos que o povo da Ilha sobreviva sem muitas perdas e que Nossa Senhora do Desterro ore por todos nestes próximos 40 dias.

 

Pelé na CNN

O novo canal CNN entrevistou Pelé na madrugada passada. De andador, com as pernas finas, atrofiadas, imaginei os gols que quase foram no Mundial de 70, no México e a cabeçada que Banks, goleiro da Inglaterra, transformou na –

A defesa!

Entre tantas coisas disse: - Não se joga mais futebol. O que vejo é uma falta atrás da outra. O público vai ao estádio ver um jogo de futebol e não vê nada.

Este é o método de Simeone, argentino, treinador do Atlético de Madrid.  Vejam como é:

 

Simeone

O método:

1 - perder tempo nas cobranças de faltas e laterais;

2 - protestar em todas as marcações dos árbitros, rodeando com quatro a cinco jogadores para ganharem tempo;

3 - atos obscuros que desagrada o público.

 

Campeão

Aqui em Santa Catarina nem pensar.

Mas o jornal inglês The Telegraph diz que: - os clubes da Premier League - Inglaterra, estão disposto a conceder o titulo de campeão de 19/20 ao Liverpool. Líder do campeonato com 25 pontos a frente do segundo colocado – Manchester City.

 

Rebaixamento

Mas a questão principal é a dos clubes: Norwich City, Aston Villa, Bournemouth, Watford y West Ham que disputam o rebaixamento e três deles estão empatados em 27 pontos.

A solução: ascender os dois primeiros da segunda divisão.

 

SERIE D

Os clubes que disputarão a série D do brasileiro terão jogos até agosto. Ao final deste mês só mata-mata até novembro. Quem passar vai fazendo o seu calendário, quem não passar...

Isto é coisa para amadores e não profissionais.

 

Oséas Junior - leitor

Paulo Brito, o Tullo Cavallazzi Filho também marcava gols... jogava num time bom, o da Igreja Presbiteriana do Centro, que só tremia quando nos enfrentava, o time da Igreja Presbiteriana do Estreito.

 

Quarentena

Os jogadores de futebol do Brasil e de Avaí e Figueirense estarão esperando que tudo termine, que as autoridades da saúde consigam bloquear a contaminação do COVI-19. Assim eles podem voltar a trabalhar.  

 

Religião

Um estádio é heterogêneo e democrático. Há misturas de todas as raças e de todas as economias. Mas os jogadores acreditam que todos rezam e crêem no mesmo Deus que eles oram, acreditando que o adversário é um injusto, um pecador e ele um virtuoso.

Pois ouvi do João Saldanha que se macumba ganhasse jogo, o campeonato Baiano terminava empatado; e esta semana li sobre a rivalidade entre Ranger e Celtic duas equipes escocesas, que se enfrentam seis vezes por ano, quando não estão juntas numa copa da Europa.

Celtic de Glasgow e Glasgow Ranger, dois clubes de futebol que estão acima da rivalidade esportiva. É um jogo entre católicos contra protestantes, irlandeses contra unionistas, republicanos contra nacionalistas, trabalhadores contra burgueses.

Ambos são os mais laureados, somam 104 títulos – Ranger 54 e Celtic 50 títulos de liga. Não adianta rezar e neste dia o que menos se vê é bandeira da Escócia.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Abril 02, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Março 30, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Março 26, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Março 23, 2020

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC. Além de colunista no Portal Making Of é comentarista na Rádio Guarujá.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!