Outubro 12, 2020

Nossa Jogada

Nossa Jogada
Campo da Liga - Edifício na esquina da Rua Germano Wendhausen com Avenida Mauro Ramos

1 – Dia da Criança

As vezes que entro na Rua Germano Wendausen olho o prédio da esquina, leio o nome do condomínio e viajo no tempo. Ele eterniza a região: “Campo da Liga”, era assim que a gente conhecia por este nome o Estádio Adolfo Konder, quando menino. Há muitos anos, graças ao seu Osni Melo, na época presidente da Liga, entrei no velho estádio para assistir, pela primeira vez, a um jogo de futebol profissional. Como convidado do presidente da Liga sentei no pavilhão de madeira, de frente para o centro do campo, lugar destinado aos convidados e autoridades da FCF. Vi pela primeira vez, com os olhos de um menino, uma disputa de futebol profissional pelo campeonato da cidade. Isto graças a amizade de minha mãe com a Dona Luiza Melo, esposa do seu Osni, e proprietária de um armazém de secos e molhados, localizado na esquina da Rua General Bittencourt com a Travessa Argentina, hoje rua jornalista Oswaldo Melo, bem próximo de onde morávamos. Neste armazém trabalhou, por muito tempo, Carlito Nunes, que se transformou no eterno secretário da Liga. Saudades!

2 – Exageros de gente

No site, o Avaí revela que tem 39 jogadores registrados, sem considerar o time sub 20. O que mais tem são atacantes: 12 no total. Jogam dois. Desperdício de dinheiro. Pergunto por que o Avaí trouxe mais cinco jogadores: Alan Costa, Renatinho, João Lucas, Leandrinho e Ronaldo? Fico pensando: se os que vinham jogando não servem, por que os reservas deles ainda estão lá? Fico imaginando como treinar tanta gente, como seria um coletivo com 20 jogadores sentados à beira do gramado esperando a vez? Ah, mas tem gente suspensa e doente. Entendo que para completar o treinamento, eventualmente, há os jogadores do time sub-20, porque entre eles podem surgir uma revelação como: Guga, Gabriel, Rafinha, Ramos ou Jean Martin.

3 – Vitória

Na Bahia, o Valdívia marcando dois gols... de pênalti. Outro dia o Gaston foi cobrar e o goleiro defendeu. Mas a vitória por 2 a 1 coloca o Avaí com 22 pontos, a dois do quarto colocado, porque o líder é o Cuiabá com 32 pontos, a Ponte Preta é o quarto colocado, tem 24. Faltam 23 jogos. Amanhã tem jogo contra o CSA, na Ressacada.

4 - Futebol e Vida

“Quando o essencial como a saúde, economia e liberdade de movimento estão em perigo, o futebol perdeu sua condição de entretenimento. Nem sequer as crianças podem ir ao parque ou às quadras correrem atrás de uma bola. O ciclo de vida e do futebol foi interrompido. Não se pode ir ao estádio, a um parque, às ruas, aos bares e na casa de amigos para discutir a vida”. O texto é do argentino Jorge Valdano. Tem gente que acredita que a Crise Sanitária acabou.

5 – Seleção Brasileira

Joga amanhã, 13, no Peru e terá como titular: Tiago Silva, que quando chegar no mundial em 2022, terá 38 anos de idade. Será que não existe renovação no futebol brasileiro?

6 – Cruzeiro e Corinthians

Os dirigentes não sabem o que fazer e transferem tudo para o treinador. Ney Franco, com ele o Cruzeiro venceu dois jogos, perdeu quatro e empatou um. Ontem foi demitido como solução, pois o clube encontra-se na penúltima colocação da Segunda Divisão. Contrataram Wagner Mancini que jogou e treinou o Figueirense para apagar o incêndio no Corinthians, hoje colocado na zona de rebaixamento à Segunda Divisão.

7 – Pode ser pai do Patrick

Alecssando, com 39 anos, chega para “reforçar” o Figueirense – como é que um jogador com 39 anos, fora do mercado, ninguém o quis, chega para reforçar um time? O Patrick, “pau para toda a obra”, tem 22 anos. O Alecssando poderia ser pai, tem idade para isso. Junto, o Figueirense anunciou Micolta, colombiano com 30 anos de idade, há um ano sem jogar. Hoje o clube anunciou que a Comissão Técnica está contaminada pelo novo coronavírus. Estão todos de resguarde. Quem será o treinador do time contra o Brasil, em Pelotas? Marcio Coelho?

8 - Chamada do Leão

Vi outro dia na televisão uma chamada para a transmissão do jogo Sport e Corinthians e se referiam ao time de Recife como Leão. Os torcedores devem ter vergonha do nome do clube: Sport que virou o Leão da Ilha do Retiro. Curioso, o Fortaleza também é o Leão. E torcedores do Avaí o chamam de Leão da Ilha. Eles copiam tudo. Chamam assim por vergonha ou porque não sabe pronunciar: Avaiiiiii?.

9 - Lateral

A seleção do Brasil teve nomes na lateral esquerda como Newton Santos, Junior,

Marcelo, Roberto Carlos e Felipe Luiz. Agora apareceu Renan Lodi, vindo do Atlético de Madrid que chegara ao Mundial do Qatar, em 2022, com 24 anos de idade. Que tenha sorte e juízo.

10 - Pontas

Não sabemos mais o que é um ponta. Aquele jogador que atacava a defesa pelo lado direito ou esquerdo, indo a linha de fundo e passando bem na frente dos fotógrafos, para tocar a bola para o centroavante colocado no meio da área. Hoje não os vemos mais. Fazem falta! 

11- Marcelo Bielsa

“Os momentos da minha vida em que melhorei têm tudo a ver com os fracassos. Quando ganhas, a mensagem de admiração é confusa, os elogios te deformam. Quando perdes, sucede o contrário”. A frase é de Marcelo Bielsa, treinador do Leeds, na Inglaterra. Tenho outra: “As críticas são verdadeiras, os elogios, às vezes, são falsos”.

Fim.

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 29, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 26, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 22, 2020
Exclusivo

Nossa Jogada

Outubro 19, 2020

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!