Setembro 13, 2019

Novo golpe pelo WhatsApp utiliza saque do FGTS como isca

Novo golpe pelo WhatsApp utiliza saque do FGTS como isca
Reprodução

Os saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam hoje, 13, e devem alcançar cerca de 96 milhões de brasileiros. Com tantas pessoas envolvidas, e uma quantidade gigante de recursos a ser liberada, o fato chama atenção também de criminosos. Por conta disso, diversos golpes começaram a ser registrados pelo WhatsApp tendo como isca o benefício.

De acordo com a PSafe, desenvolvedora brasileira de aplicativos para segurança digital, 130 mil pessoas foram vítimas de golpes, compartilhados pelo aplicativo de mensagens, em apenas dois dias. O diretor do laboratório especializado em segurança digital da startup, Emilio Simoni, afirma que o saque do FGTS é uma temática de muito sucesso para os que cometem fraudes.

"Somente neste mês, foram 19 páginas criadas com o objetivo de roubar a senha do cartão cidadão e dados do PIS/Pasep dos brasileiros. Dessas, seis estão no ar neste momento, sendo enviadas via SMS e redes sociais", alerta.

As mensagens divulgadas têm perguntas como: "Deseja sacar todo seu FGTS?" ou "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?". Ao clicar no link da mensagem, o usuário expõe os dados e é induzido a compartilhar a mensagem com amigos.

Em outro golpe, são divulgadas informações falsas sobre um pagamento retroativo de R$ 1.760 do FGTS. A vítima é induzida então a passar os dados pessoais e a compartilhar o link.

Para não cair em golpes, especialistas em segurança digital alertam que é importante destacar que os bancos não enviam mensagens com links pedindo nenhuma informação sobre o correntista. Ao identificar a fraude, o usuário deve comunicar imediatamente o banco e a operadora de celular para mudar as senhas da conta, cartões, celular, entre outras.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!