Fevereiro 17, 2020
PMSJ 3

O avanço de Moisés e do PSL

O avanço de Moisés e do PSL

Não fosse o mal-entendido ou amadorismo na divulgação da lista de prefeitos e vices filiados ao PSL, onde aparece uma pendência com Paulo Henrique Dalago Müller (DEM), o Paulinho, prefeito de Bombinhas, que não confirma a entrada no partido do governador do Estado, o fato seria politicamente completo.

O certo é que seria desnecessário criar um factoide, mesmo que não intencional, em cima de um acontecimento que tirou do ostracismo e catapultou o PSL ao sexto posto de maior número de mandatários em Santa Catarina, levado em consideração o resultado de 2016.

O milagre da multiplicação de prefeitos segue a lógica dos que nada mais têm a tentar na política ou de quem precisa se apoiar no governador para voos futuros, tudo testemunhado pelo vice-presidente nacional do PSL, Antônio de Rueda.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que representava os egressos de PSD, PSDB, MDB, DEM e PP, entre outros, fez um resumo, em seu discurso, do que o ato de filiação coletivo significava: uma defesa das realizações de Moisés que passava a ser feita pelos prefeitos.  

 

Ainda sobre Bombinhas

O DEM berrou primeiro sobre a suposta saída de Paulinho para o PSL, que assumiu a prefeitura depois que Paulinha da Silva renunciou para concorrer a deputada estadual.

A assessoria dele veio na sequência com a negativa oficial, embora admita que o convite foi feito pelo governador Moisés e Paulinho e que o prefeito ainda avalia a decisão.

 

Conversa

O presidente estadual do PDT, o ex-deputado Manoel Dias, e a deputada Paulinha da Silva, vice-presidente estadual do partido, não conseguiram conversar na segunda (17) e o assunto ida para a liderança do governo na Assembleia ficou para o encontro da executiva nesta terça (18).

No horário que Maneca podia, Paulinha estava em uma agenda com o governador Carlos Moisés da Silva, o anúncio de R$ 206 milhões em bolsas de estudo pelo Uniedu e a assinatura do novo regulamento do programa. E quando ela estava livre, era Maneca que tinha compromisso.

 

“Não é pessoal”

Maneca Dias não antecipa nenhum tipo de decisão que pode ser gestada na reunião da executiva, embora a reação dos movimentos sociais e dos demais segmentos no PDT tenham sido os mais ruidosos possíveis.

Mesmo o fato de Moisés ter sido eleito por uma onda Jair Bolsonaro será motivo de particularizar a questão, garante Maneca, que afirma: “Não é pessoal, trata-se de uma questão programática, ideológica!”

 

Não assinou

O governador Carlos Moisés da Silva não assinou a carta aberta contra as declarações de Jair Bolsonaro sobre investigações policiais e a polêmica para diminuir o ICMS para baixar o preço dos combustíveis, e que também convida o presidente da República a participar do próximo encontro do Fórum dos governadores no dia 14 de abril.

Além de Moisés, também não assinaram o documento os governadores Ronaldo Caiado (DEM-GO), Mauro Mendes (DEM-MT), Ratinho Júnior (PSD-PR), Marcos Rocha (PSL-RO), Antônio Denarium (PSL-RR), Carlos Moisés (PSL-SC), Mauro Carlesse (DEM-TO), MG), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevedo (Cidadania-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Wilson Witzel (PSC-RJ), Fátima Bezerra (PT-RN), Eduardo Leite (PSDB-RS), João Doria, (PSDB-SP) e Belivaldo Chagas (PSD-SE).

 

MAURÍCIO LOCKS/DIVULGAÇÃO

E O PL NÃO PARA

O senador Jorginho Mello, presidente do PL, comemora a chegada de Eliéze Camachio (foto), primeira mulher a governar São Domingos, município do Oeste, no PL. Com ela veio o vice-prefeito, Gilmar Marmentini, com um detalhe: ambos foram eleitos pelo PT. Antes, Jorginho já havia trazido Rafael Calza, prefeito de Bom Jesus, eleito pelo PP, e a ex-prefeita do município, Clarice Schneider, outra pioneira no cargo na Associação dos Municípios do Alto Irani. Importante é o movimento em direção ao eleitorado feminino, a maioria em Santa Catarina.

 

Na porta

Deputado Bruno Souza (NOVO) deu um jeito de evitar que quem fosse contra a Reforma da Previdência, em tramitação na Assembleia, atrapalhasse a primeira reunião da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, que debaterá a matéria nesta terça (18), a partir das 14h.

Pôs um cartaz, na porta do gabinete, em que estabelecia três requisitos para participar do encontro: “discutir com base em números, ser responsável e ser honesto ao apontar de onde sairá o dinheiro dos benefícios defendidos pelos visitantes”. 

 

HAUDREY MAFIOLETE/DIVULGAÇÃO

TUCANOS NA ESTRADA

O PSDB estadual, liderado pela deputada federal Geovania de Sá, foca na formação política em encontros regionais como, no último final de semana, onde passaram por Araquari, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e Canoinhas. O programa leva conhecimento jurídico, contábil e de governança. Na passagem pelo Norte do Estado, os tucanos receberam a filiação do médico e ex-deputado estadual Dalmo Claro de Oliveira, ex-secretário da Saúde, que já foi MDB, PSD e agora está no ninho. E que posou entre Geovania e o deputado estadual Marcos Vieira. Os próximos encontros, depois do Carnaval, serão em Lages, Caçador, Joaçaba e Concórdia.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 35 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia. Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis), e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, assina uma coluna no Diarinho (Itajaí), faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento), na 105 FM (Jaraguá do Sul) e na Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!