Junho 13, 2019

O Rádio é imortal e oferece oportunidades de mercado

O Rádio é imortal e oferece oportunidades de mercado
Acaert

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa, ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli, participou ontem, 12, em Curitiba, do painel sobre o tema "Rádio: a tecnologia a favor do negócio" dentro da programação do Set Sul 2019. Participaram também do painel o presidente da AERP, Alexandre Barros e o vice-presidente de Marketing da Agert, Luciano Costa Hoerbe.

O moderador foi o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, que iniciou a palestra exaltando as virtudes do rádio, como a força local, a interatividade junto ao ouvinte, a facilidade de encontrar a informação, o dinamismo e velocidade. "Essas virtudes podem ser potencializadas com os avanços tecnológicos no setor, mas não se deve perder o lado humano do rádio. Se analisarmos pesquisas como XP e IBOPE, elas nos mostram que a população jovem, 25 a 34 anos vem consumindo cada vez mais conteúdo radiofônico e isso é fácil de entender devido à credibilidade, análises e comentários de qualidade. Isso mostra como o rádio continua pujante", afirmou Flores.

O presidente da Associação das Emissoras Radiodifusoras do Paraná, Alexandre Barros, apresentou números que corroboram com a fala de Flores. De acordo com dados da SP Investimentos 85% da audiência vem do aparelho analógico, tradicional; 18 % de celulares e 4% no computador. Em  termos de local de consumo, 71% em casa, 21% em carros, 12% no trabalho e 7% em movimento (a pé ou de bicicleta, por exemplo). Ainda segundo a XP, o rádio é o meio de comunicação de maior credibilidade entre as pessoas: 64%. Enquanto, TV e jornal impresso tem 61%.

Para Marcello Petrelli, o grande desafio das emissoras de rádio é se posicionar perante os consumidores, tendo em vista a existência de três gerações distintas. "Os consumidores consomem e julgam de maneira diferente. Então, como reconstruir nossa imagem? Como iremos nos reposicionar? Pois tudo isso influência na credibilidade e confiabilidade dos recursos e dos serviços prestados”, questionou Petrelli.

Finalizando a apresentação do painel, Luciano Costa Hoerbe, vice-Presidente de Marketing da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), destacou a importância de seres humanos capacitados para trazer soluções inovadoras para o segmento e que até a TV tem feito rádio. “O rádio é imortal e maleável, consegue aderir facilmente a toda transformação tecnológica. A TV faz rádio. O Hora 1 é rádio, é uma estética de rádios populares, voltada para populações menos favorecidas”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ SET

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comunicacao
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Redação Making Of

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