Dezembro 01, 2017

O marketing da NC e questões matemáticas. Por Claiton Selistre

Por Claiton Selistre*

O jornal A Notícia, de Joinville, disputava o título de maior jornal catarinense, não só pelo tamanho standard, mas pelo volume da cobertura, com inúmeros conteúdos regionais e uma sucursal montada na capital. Depois, foi comprado pela RBS, virou nanico no tamanho e conteúdo, até se transformar, na gestão NC, em um produto local de segunda à sexta. Duas edições a menos.

Histórico semelhante ao Jornal de Santa Catarina, em uma época modelo de bom jornalismo impresso, produzido por muitos talentos, em Blumenau, cidade onde nasceu a TV. Mesmo processo de diminuição, resultando em duas edições a menos.

Estima-se que 15 profissionais foram demitidos nas duas cidades.

Agora, no lugar dessas edições locais, circula um único jornal, fechado em Florianópolis, com reportagens com textos enormes e dezenas de colunistas, a maioria desconhecidos fora da antiga área de atuação. Detalhe: todas as colunas têm que ser entregues até a seis horas da tarde de quinta-feira. Ou seja, em plena época digital esses profissionais têm que escrever algo que valha até domingo à noite. Nem maior gênio do jornalismo teria essa capacidade.
  
Esse pacote todo foi vendido pelo marketing na NC como maior conteúdo local e mais colunistas. Esquecera da questão matemática: quatro edições de jornais substituídos por uma edição regional é aumento de conteúdo?

A insatisfação nessas cidades vem aumentando entre os formadores de opinião e, internamente, nas redações, com esse método obsoleto de edição.

Aliás, o editor desse compêndio de matérias desatualizadas, disse no texto que deu o início a aventura, que são fake news que circulam dando conta da morte dos jornais impressos. Na verdade tudo é fake news, do texto do editor à edição ampliada, passando pelos números enganosos do marketing.

*Claiton Selistre é jornalista.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!