Dezembro 08, 2019

Os desafios do Grupo ND – ex-RIC Record

Os desafios do Grupo ND – ex-RIC Record

O Grupo RIC, afiliado a rede Record em Santa Catarina, surpreendeu o mercado na noite segunda-feira, 2, na FIESC, propondo pelo menos duas ousadias: a primeira, já realizada de imediato, a troca do nome para Grupo ND: a outra, mirando 2020, reinventar o seu conteúdo local.

Segundo disse o presidente executivo do grupo, Marcello Petrelli, ND pode ser o que cada um quiser: Notícias do Dia, como o jornal; ND+ como portal de internet ou “Noite e Dia com você”. Faz parte do processo de inovação o nome “aberto a interpretações, colorido e leve”, substituindo RIC (Rede Independente de Comunicação), que já estava consolidado entre os formadores de opinião.

Fixar a nova marca será uma questão de tempo, investimento econômico e das ações que o grupo tiver. Aí se encaixa a segunda ousadia, que é anunciar para o ano que vem uma renovação do conteúdo local em todos os meios. Para isso, o ND realizou duas pesquisas e considera ter amplas informações sobre o que os catarinenses querem ver, ouvi e ler.

 

O desafio

2019 termina bem para o grupo da família Petrelli, em resultados econômicos, incremento da audiência digital e na manutenção do ND, único jornal impresso na Grande Florianópolis.  

O desafio maior é o mesmo: fazer uma programação de TV com resultados de audiência na capital iguais ou melhores do que ela consegue nas praças. O aliado é a rede Record, que desde o início da semana mexeu nos horários noturnos para tentar retomar o segundo lugar geral no Brasil (que é do SBT por centésimos).

No regional, o foco é tirar alguns pontos da NSC e, mais que isso, mexer no hábito catarinense. Para isso, há necessidade de um grande investimento em capital humano, tanto naquele que está em contato direto com o público quanto o que comanda nos bastidores. E muito marketing.

 

Convite

Making Of tem a informação de que a área de produto do ND já está tentando uma contratação significativa do jornalismo político. A conversa final será ainda esta semana.

 

Logos

Com a “chegada” do grupo ND, seu produto noturno de TV se chamará ND Notícias. Na NSC TV, do grupo NC, é NSC Notícias. E na rede SCC, SBT News. 

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!