Setembro 09, 2020

Oscar anuncia novos padrões por representatividade

Oscar anuncia novos padrões por representatividade

A Academia de cinema de Hollywood revelou ontem, 8, em anúncio, novas e rigorosas normas de elegibilidade para fomentar a diversidade entre os indicados ao prêmio Oscar de melhor filme.

A partir de 2024, todos os filmes que pretendem ganhar o prêmio precisarão ter um número mínimo de funcionários na divulgação, nas equipes de produção e administrativa de minorias étnicas pouco representadas, ou abordar diretamente temas que afetem estas comunidades.

De acordo com as novas regras, as obras que competirem na categoria de melhor filme terão que cumprir com pelo menos dois dos quatro critérios criados para melhorar as práticas de contratação e representação dentro e fora da tela.

O primeiro critério exige que o protagonista do filme seja de um grupo sub-representado, ou que 30% dos papéis secundários sejam distribuídos entre minorias, ou que se abordem os problemas que rodeiam estas comunidades como tema principal da obra.

Como segundo ponto, estipula-se que as figuras principais nos bastidores façam parte de grupos historicamente desfavorecidos, entre os quais também estão incluídas as mulheres, as comunidades LGBTQ e pessoas com deficiências.

As duas últimas medidas referem-se à oferta de estágios e capacitação para grupos sub-representados, e à diversidade nas equipes de comercialização e distribuição.

As novas regras são baseadas nas normas implementadas pelos prêmios BAFTA do Reino Unido e foram "criadas para fomentar a representação equitativa dentro e fora da tela para refletir melhor a diversidade da audiência que assiste aos filmes", explicou a Academia.

As obras que pretenderem concorrer ao Oscar de melhor filme em 2022 e 2023 não estarão sujeitas a estas normas, mas deverão apresentar à Academia dados confidenciais sobre diversidade. As informações são da AFP.

Tags:
entretenimento shows eventos festas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!