Agosto 06, 2019

Paga mais e leva menos

Paga mais e leva menos
Reprodução

Saí do supermercado me sentindo ludibriada, passada para trás. É incrível como as indústrias fazem o que querem, e ao consumidor só resta engolir em seco, pagar o que eles pedem e aceitar desembolsar cada vez mais dinheiro para adquirir uma quantidade cada vez menor do produto. Vocês já notaram isso?

Primeiro foi com os chocolates. As barras pesavam 200 gramas, todas, independentemente do fabricante. Ia fazer um bolo e precisava de 400 gramas do produto? Era só ir ao mercado e pegar duas barras. Hoje, elas estão menores e mais finas. O peso caiu pela metade. E o preço? Continuou aumentando, claro. De vez em quando aparecem algumas "promoções" do tipo leve 4 pague 3, para parecer que estão beneficiando o consumidor, mas é uma ilusão. Com as bolachas e biscoitos aconteceu exatamente a mesma coisa.

Peguei uma bandeja de frango congelado, que sempre pesou um quilo. Agora são 700 gramas. E você tem que ler as letrinhas no cantinho para entender isso. No setor de hortigranjeiros, antes de colocar o saco de couve no carrinho, me dei ao trabalho de contar o número de folhas: eram só cinco. Mas o preço aumenta a cada semana, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade do produto dentro da embalagem.

Fiquei realmente irritada quando cheguei no setor de limpeza. O sabão em pó que uso há mais de 30 anos está com uma roupagem nova. E adivinhem? Agora em vez de 1 quilo, tem 800 gramas, mas nada do preço diminuir. Na embalagem, uma explicação: a qualidade do produto está melhor e mais concentrado, rendendo muito mais do que antes. Será que até agora a propaganda era enganosa? O produto não era o melhor, como eles diziam nos comerciais?

Voltei para casa com uma sensação de ser constantemente passada para trás. Nossas únicas saídas, além de pesquisar preços sempre, é trocar de marcas, de produtos, privilegiando aquelas que respeitam o consumidor. É a nossa forma de protestar.

Tags:
Viviane Bevilcqua colunistas portal making of cronicas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!