Setembro 23, 2019

Partidos voltam à TV com mais de 19 mil comerciais em 2020

Partidos voltam à TV com mais de 19 mil comerciais em 2020
Reprodução

2020 é ano de eleição e os programas de partidos voltarão à TV. Com a nova regra na lei eleitoral, aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 18, e que, agora, depende da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro, o primeiro semestre do ano irá veicular 19.040 comerciais de 30 segundos de 21 partidos, segundo cálculo do site Poder360.

Tudo em horário nobre e nos 7 dias da semana, com veiculação sempre do meio-dia às 14h e das 18h às 23h. É quando há mais telespectadores e ouvintes sintonizados.

Na nova regra, os partidos dispensaram os programas de meia hora em troca de comerciais de 30 segundos que aparecem nos intervalos da programação. Com isso, evita que o telespectador desligue a tv.

O tempo final da inserção pode ser de 15 segundos, 30 segundos ou de 1 minuto. Se, por hipótese, todas as legendas optarem por comerciais de apenas de 15 segundos, serão 38.000 propagandas de partidos no 1º semestre de 2020, segundo a reportagem.

De acordo com a lei, quem paga a conta dos programas é o brasileiro. Segundo o artigo 49-A da nova lei, "as emissoras de rádio e de televisão terão direito à compensação fiscal pela cedência do horário gratuito previsto nesta Lei, em conformidade com os critérios estabelecidos no art. 99 da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997".

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comunicacao
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Redação Making Of

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