Julho 06, 2019

Pedra Branca - Cidade Inteligente

Pedra Branca - Cidade Inteligente
Foto divulgação

 

A Cidade Pedra Branca é um case de destaque no cenário da América Latina no conceito de cidade inteligente. Como o histórico do bairro materializa esse norte?

Somos o primeiro projeto a implantar os conceitos do novo urbanismo em um empreendimento imobiliário em 2006 e as consequências deste planejamento já podem ser percebidas na prática. A vida ao alcance de uma caminhada já é uma realidade: morar, trabalhar, estudar e se divertir. Além do Novo Urbanismo, os princípios da sustentabilidade se misturam para criar essa cidade inteligente.

 

Fale sobre alguns dos mais importantes fatos da história de mais de 20 anos do bairro-cidade

- 1999 Universidade - UNISUL
- 2006 Colégio Visão
- 2007 Primeiro projeto de Novo Urbanismo do Brasil
- 2008 Sucesso de venda e consolidação de 2000 lotes residenciais
- 2010 Novo Urbanismo e o lançamento da Cidade Sustentável
- 2010 Inauguração do ShowRoom Sustentável com a 8 maior usina solar do Brasil
- 2010 Início da vida do bairro com a padaria Pão e Prosa
- 2010 Primeira rua da América Latina com iluminação LED
- 2013 Primeiro Edifício com certificação PROCEL EDIFICA do Brasil - Pátio da Pedra
- 2013 Inauguração do Passeio Pedra Branca 40 operações comercias e o supermercado HIPPO aos pés dos moradores
- 2014 Inauguração do primeiro edifício mix used do bairro:  Pátio das Flores
- 2015 Primeiro edifício com certificação LEED de Santa Catarina - Office Green
- 2015 Instituto de apoio à inovação Inaitec - Pedra Branca - Parque tecnológico 
- 2015 Excelência na gestão de recursos hídricos 6% de perda água e 100% de água e esgoto tratados
- 2016 Inauguração Atrium offices com o Cowork - IMPACT HUB para consolidar o conceito de Cidade Criativa
- 2018 Colégio Bom Jesus 
- 2018 AEROPARK Pedra Branca parceria com Aeroclube e mais empregos

 

E quanto aos diferenciais urbanísticos e ambientais? Sabemos que há empreendimentos premiados por sustentabilidade, inclusive.

O projeto em 2010 foi selecionado pela Fundação Clinton e a organização C40 para fazer parte de um grupo seleto, Climate +,  de 16 projetos ao redor do mundo para dar o exemplo de construção de bairros sustentáveis.

Os diferenciais de urbanismo voltados ao pedestre e à bicicleta, com densidade e qualidade dos espaços públicos de maneira aberta para a comunidade, foi integrado aos atributos de sustentabilidade criando a Pedra Branca Cidade Sustentável. Elementos como: 300 mil metros de áreas verdes, cabeamento subterrâneo, iluminação de LED, sistema de água e esgoto de alta performance e edifícios com placas solares, aproveitamento de água da chuva, entre outros diversos itens.

 

Quanto aos projetos para esse ano? Quais se destacam?

Este ano voltamos a vender lotes residenciais com o RESERVA DA PEDRA. Um produto especial, o melhor condomínio de lotes de Santa Catarina. Uma estrutura de clube com praia artificial e 5 lagos.

55% das casas serão de frente para a água com toda a infraestrutura de cabeamento subterrâneo e gás encanado, em parceria com a SCGás.

 

 

O mercado vive um bom momento de atendimento a demandas regionais e para o surgimento de empreendimentos personalizados, na sua opinião?

A demanda das famílias está mudando, famílias menores, mais diversidade. Isto exige flexibilidade dos produtos e personalização. Com a crise somente, os produtos realmente inovadores e especiais de acordo com esse novo mercado estão sendo vendidos.

 

Vocês também estão lançando um empreendimento super especial, o Reserva da Pedra, qual a inspiração e os principais diferenciais?

Nossa inspiração foram os condomínio de lagos no Rio Grande do Sul que pudessem estar próximos da vida na cidade, ou seja, o melhor dos dois mundos. A natureza na janela, a praia no quintal do lado cidade. 

 

 

O processo arquitetônico e de lançamento desse empreendimento também está sendo bem diferente não é mesmo?

Trouxemos os melhores profissionais para nos ajudar neste produto único. A arquitetura foi uma parceria da KeyStone escritório de arquitetura Americano que ajudou a desenvolver o Novo Urbanismo da Pedra Branca em conjunto com a ARK7 dos arquitetos renomados de Florianópolis na concepção e detalhamento do clube e dos equipamentos do condomínio.

O paisagismo, ponto alto do empreendimento, foi a arquiteta Juliana Castro da JA8, que traz a prioridade ao pedestre com a integração da natureza para o empreendimento.
 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!