Setembro 23, 2020

Pelo direito de opinar

Pelo direito de opinar
Reprodução

De vez em quando, ouço que notícias positivas – ou seja, favoráveis a alguém ou algo, deveriam ser preponderantes.

Queriam em tese, entrevistas chapa branca, como aquela combinada com Raimundo Colombo, que envolveu conversas com vários diretores da NSC - denúncia do Intercept Brasil.

Ou como naquela do MPF, que uma moça da área política era paga para escrever matérias favoráveis ao presidente da Alesc. Informação, aliás, que ainda precisa de novos desdobramentos para se identificar a pessoa.

 

Antecedentes

Há muitos anos, a pecha é de que jornalistas eram esquerdistas – como se isso fosse uma doença - na tentativa de explicar os pilares da profissão, que são o inconformismo apenas com o noticiário oficial, a busca da verdade e da versão do outro lado. Só isso já dá uma cor diferenciada a profissão, que adeptos do Control C + Control V utilizam para difamar nos bastidores a imagem de quem o pratica (aliás, pode ser motivo de processo judicial).

É uma tática, às vezes, também de quem está no poder. Reclamar sempre, até de uma foto de imagem ou de uma frase. O sonho dos empoderados e dos fracos sem capacidade crítica é interferir e dominar espaços editoriais.

 

Making Of

Este portal tem espaço para todos os tipos de notícias. As positiva são maioria durante o dia, mas as que repercutem – por escolha dos eleitores – nem sempre são elas.

Geralmente são as opiniões que damos e que continuaremos dando, sempre com a certeza de que o nosso conteúdo é diferenciado e é a nossa obrigação.

Não fizemos até agora nenhuma errata. Se for preciso, faremos. Enquanto tivermos os leitores do nosso lado este será o nosso caminho, não interessa quem queira atrapalha-lo.

 

Outro erro de capa

Já que o tema é correção, hoje é a vez do Notícias do Dia corrigir o erro que cometeu na manchete de ontem, 22.

Esta é a explicação do ND.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!