Outubro 19, 2018

4 perguntas mais frequentes sobre o desligamento do sinal de TV analógico

4 perguntas mais frequentes sobre o desligamento do sinal de TV analógico

Como destacado na reportagem da série Agora é TV Digital, do Portal Making Of em parceria com a ACAERT, o processo de desligamento do sinal de TV analógico está sendo executado em todo o Brasil conforme o calendário estabelecido pela Anatel e pela Seja Digital. Os próximos desligamentos em Santa Catarina ocorrem ainda em 2018 nas regiões de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. A conclusão do desligamento em todo o país continua prevista para dezembro de 2023 (é a data, por exemplo, para o desligamento nas regiões de Criciúma, Lages e Chapecó).

Mesmo com o processo em andamento e com toda a divulgação referente às cidades em que o analógico já foi trocado definitivamente pelo digital, ainda surgem relacionadas ao processo de desligamento. A partir do que é pesquisado no Google sobre o tema, reunimos a seguir as respostas para as quatro perguntas mais frequentes feitas no site de busca. Confira.

Quando o sinal de TV analógico será desligado na minha cidade?

Está é a pergunta mais frequente, a que mais aparece quando a palavra-chave “sinal de TV digital” é procurada no Google. Há variações com a menção do nome da cidade. Em ambos os casos, a resposta pode ser encontrada no site da Seja Digital, logo na página inicial. Basta clicar no ícone de localização no cabeçalho da página e incluir o estado e a cidade para obter a informação. É a aberta uma nova página com a resposta, indicando a data e uma sugestão de leitura sobre o que fazer para ter o sinal digital – o que responde outra das perguntas mais frequentes.

Como pegar sinal de TV Digital?

Sobre a dúvida a respeito de “pegar” ou sintonizar o sinal de TV digital, a resposta é conferir se a TV, como as mais novas de plasma, já veio de fábrica com o conversor instalado para captar o sinal digital e, neste caso, só é preciso colocar uma antena interna ou externa. As TVs mais antigas precisam de um conversor externo e de uma antena, que é o  kit que a Seja Digital distribui para uma boa parte do público.

Por que o sinal analógico será desligado?

Outra pergunta frequente tem a ver com questões que a série Agora é TV Digital já abordou como a possibilidade das emissoras ampliarem o  alcance de suas áreas de cobertura. Mas há também a necessidade de abrir canais para o  FM estendido para a migração das emissoras de rádio, e a melhoria e expansão do sinal 4G, que já está em andamento com a liberação da faixa de 700 MHz usado pelas TVs para as operadoras de telefonia celular.

Qual a diferença entre sinal analógico e sinal digital?

A diferença mais evidente é de qualidade do sinal. Tecnicamente, o tipo de transmissão é o que diferencia o analógico do digital. Na transmissão terrestre, a analógica, o sinal está sujeito a chuvisco e interferências na recepção do sinal. Representado graficamente por uma curva, o sinal analógico sofre sempre grande variação do tempo, o que o torna pouco confiável em termos de qualidade. Já no sinal digital, sem variações nos valores de transmissão, o vídeo e o áudio chegam na casa do telespectador com 100% de qualidade, sem qualquer tipo de interferência. Também ajuda a reduzir custos de armazenamento e tempo de processamento.

 

Saiba mais sobre a série Agora é TV Digital

Acompanhe a série Agora é TV Digital no Portal Making Of.

Conteúdo produzido por  Alexandre Gonçalves, especial para o Portal Making Of

Tags:
TV Digital TV HD Agora é TV Digital ACAERT Portal Making Of
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Agora é TV Digital

Agora é TV Digital é uma série de reportagens produzida e publicada com exclusividade pelo Portal Making Of. Uma reportagem da série Agora é TV Digital será publicada mensalmente no Portal Making of no período de 10 meses, começando em março de 2018. Vamos levar para o público-telespectador e para o mercado anunciante informações relevantes sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV em Santa Catarina.

A série "Agora é TV Digital” tem o apoio institucional da ACAERT - Associação Catarinense de Emissoras deRádio e Televisão.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!