Fevereiro 19, 2020

62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa

62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa

Uma pesquisa divulgada hoje, 13, pela empresa de cibersegurança Kaspersky, que se aprofundou em entender como a America Latina lida com as fake news, mostrou que 70% dos latinos não sabem identificar ou não têm certeza se conseguem diferenciar o que é fake news, ou não.

Os brasileiros ficaram em 6º lugar entre os demais países, com 62%. Os cinco primeiros lugares, de acordo com o estudo foram ocupados pelo Peru (79%), Colombia (73%), Chile (70%) e a Argentina e México, ambos com 66%.

A pesquisa também mostrou que 16% dos entrevistados desconhecem completamente o termo “fake news”, um aspecto em que os peruanos também se destacam, com 47% dos indivíduos alegando que não sabem o que a palavra significa. Por outro lado, os brasileiros são os mais familiarizados com o termo, visto que apenas 2% desconhecem a expressão.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 2% dos latino-americanos consideram as notícias falsas inofensivas, enquanto a grande maioria as classifica como perigosas e eventualmente danosas.

E ainda: 72% dos entrevistados acreditam que as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém. Mesmo tendo essa percepção negativa, o ponto positivo é que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na web.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!