Agosto 15, 2019

Ponte Hercílio Luz: trânsito melhor neste final de ano?

Ponte Hercílio Luz: trânsito melhor neste final de ano?
foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação

No Uber, ontem, 14, o motorista, um paraibano muito falante, aponta para a Ponte Hercílio Luz e me pergunta:

- Quando reabrir a ponte, a senhora vai ter coragem de passar por ela?

Eu respondo que sim, claro. É para isso que a reforma está sendo feita, para que as pessoas possam usufruir dela.

- Ah, eu não sei se vou ter coragem. Acho ela tão velhinha.

A promessa é de que ela ficará "novinha em folha", digo, tentando tranquilizá-lo.

 

Muita gente está ansiosa pela reabertura da Hercílio Luz, especialmente quem já teve o prazer de transitar por ela, antes da interdição total ocorrida no início da década de 1990. Desde então, a reforma tornou-se tema de calorosas discussões na cidade e região: vale mesmo a pena recuperar essa estrutura, a peso de ouro? Não seria melhor derrubá-la e construir outra no lugar, mais moderna e mais larga, capaz de absorver parte do tráfego diário que hoje superlota as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo?

Quanto a isto, não há mais o que discutir, pois a reforma já está entrando na fase dos "finalmente", pelo menos é o que garantem os responsáveis pela obra. A reabertura está prevista para dezembro. O que vem encucando muita gente é o que será feito nos acessos às cabeceiras da ponte e no entorno, a fim de garantir a operação viária e a mobilidade urbana. Segundo o projeto, nos primeiros dias apenas pedestres e ciclistas vão poder cruzar a ponte, depois será a vez dos ônibus. A prioridade deve ser mesmo o transporte público. A prefeitura pretende alterar o itinerário de 16 linhas de ônibus para a Ponte Hercílio Luz, num primeiro momento.

O que a população da Grande Florianópolis e os visitantes desejam é que, após tanto tempo e tanto dinheiro empregados nesta restauração, a Ponte venha auxiliar na mobilidade urbana, já que o trânsito é um dos nossos maiores problemas, e talvez o de mais difícil solução.

Tags:
Viviane Bevilcqua colunistas portal making of cronicas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Trinta anos de jornalismo diário e predileção por temas ligados ao comportamento humano. Crônicas que falam sobre as relações familiares, educação, saúde e o cotidiano de todos nós, sempre de forma leve e direta, como se fosse um bate-papo entre a jornalista e o leitor.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!