Dezembro 16, 2019

Praias catarinenses contam com duchas sustentáveis

Praias catarinenses contam com duchas sustentáveis

Visando principalmente o uso racional da água, as praias de Florianópolis e de Itapema, em Santa Catarina, passam a contar com as duchas da GoPlace, instaladas em parceria com as respectivas prefeituras municipais. 

Na capital catarinense, são 40 pontos com ducha geridas através do aplicativo de celular GoPlace, disponível para Android e iOS.  Já em Itapema, são 25 pontos na praia Central e na Meia Praia.

Desde a instalação, em 21 de novembro, o sistema já registrou mais de seis mil usuários cadastrados e 4,5 mil banhos realizados. O valor do banho varia de R$ 0,85 a R$ 1,00 por crédito, sendo que cada banho gasta apenas 1 crédito por vez e dura um minuto.

A expectativa é que haja uma economia de 70% no consumo de água nas duchas de praia, em relação ao sistema gratuito. 

Em Florianópolis, na última temporada de verão o consumo de água nas duchas de praia da cidade foi de 1 milhão de litros, tendo em vista que a população da cidade aumenta, e muito, com a chegada dos turistas. 

E é neste cenário, visando reduzir o impacto ambiental que as duchas são um recurso ecológico e sustentável, já que toda a energia consumida pelo sistema eletrônico dos equipamentos é limpa, provenientes painéis fotovoltaicos – energia solar – instalados em cada unidade.

O banho é temporizado e o aplicativo necessário para acionar o serviço, racionalizando o uso e evitando desperdícios. Um outro ponto a favor do meio ambiente é a proibição do uso de shampoos, sabonetes ou detergentes.

O uso do aplicativo também evita o lixo proveniente dos tickets ou cartões plásticos utilizados por outros meios de pagamento de sistemas menos tecnológicos.

 

Em Florianópolis os pontos gratuitos são:

- Praia da Tapera

- Praia dos Açores

- Pântano do Sul

- Praia da Armação 

- Quadras da Prainha (Centro)

- Cachoeira do Bom Jesus

 

Em Itapema são:

- Rua 123 Praia Central

- Rua 211 Meia Praia

- Rua 319 Meia Praia

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!