Julho 20, 2020

Prefeitos querem UTIs e atenção primária

Prefeitos querem UTIs e atenção primária
SOLON SOARES/AGÊNCIA AL

Novos leitos de UTI, o pedido em coro dos prefeitos que participaram da audiência pública da Comissão Especial, nesta segunda, na Assembleia, presidida pelo deputado Marcos Vieira e na presença dos secretários Paulo Eli (Fazenda), a adjunta Michele; André Motta Ribeiro (Saúde) e Juliano Chiodelli (Casa Civil).

Os prefeitos Mário Hildebrandt (Podemos), de Blumenau; Gean Loureiro (DEM), de Florianópolis; Antônio Ceron (PSD), de Lages; Joares Ponticelli (PP), de Tubarão; Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma; Saulo Sperotto (PSDB), de Caçador; Rogério Luciano Pacheco (PSDB), de Concórdia; Vilson Trevisan (PSD), de São Miguel do Oeste; Antonio Plínio de Castro (PP), de São José do Cedro; Nelson Coelho (Patriota), vice-prefeito de Joinville; Matias Kohler (PP), de Guabiruba; e o presidente da Fecam, Orildo Severgnini (MDB), de Major Vieira, entre outros.

Na ponta da língua, a maioria desfiou críticas ao governo pela falta da instalação de novos leitos, com mais pimenta às novas medidas adotadas pelo governo do Estado, de quem dizem não conhecer sequer os estudos que levaram a atacar as 11 áreas em situação gravíssima em sete regiões e 11 municípios.

 

Linha de frente

O fato é que a reclamação, que vem de muitos lados, entre os mais enfáticos de Salvaro e Ponticelli, está centrada em querer manter a regionalização, sem largar a mão do governo do Estado.

André Motta Ribeiro e Paulo Eli se prontificaram a atender um pedido de Marcos Vieira e retornar em 15 dias para trazer respostas aos questionamentos dos prefeitos e dos deputados.

 

No ataque

Deputada Ada de Luca (MDB) declarou que está na hora de cessar o discurso e partir para a prática.

“A sociedade quer respostas”, enfatizou.

 

“O Estado não lavou as mãos”

De acordo com o secretário da Saúde, o “Estado não lavou as mãos”.

André Ribeiro explicou que o atendimento na atenção primária é de R$ 750 milhões e lembrou que a Fecam e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde têm representantes no Coes, além de escutar com muita atenção as palavras de Altamir Bittencourt, presidente da Associação dos Hospitais Filantrópicos.    

 

Pelo rio

O prefeito Mário Hildebrandt pediu que o governo do Estado que seja feita com urgência a instalação de novos 39 leitos de UTIs, em Rio do Sul, pois considera que é tanta gente que vem do Alto Vale para Blumenau, que os pacientes parecem “vir pelo rio”.

Em casa, o prefeito de Blumenau lembrou que, em poucos dias, emplcará 25 novos leitos.

 

Deu ruim

O vice-prefeito Nelson Coelho, de Joinville, participou do evento à revelia do prefeito Udo Döhler (MDB), não o representava oficialmente, e ninguém na prefeitura sabe dizer quem o convidou.

O mais estranho foi que, ao final da audiência pública, a ex-deputada e ex-secretária Regional e da Educação, Simone Schramm, pediu a palavra para debater questões em relação à mais populosa cidade do Estado, e foi avisada que o tempo havia acabado e que Coelho havia falado pela cidade. A pré-campanha eleitoral em Joinville, promete.  

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 35 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia. Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis), e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, assina uma coluna no Diarinho (Itajaí), faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento), na 105 FM (Jaraguá do Sul) e na Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!