Outubro 11, 2019

Prêmio Nobel da Paz vai para primeiro-ministro da Etiópia

Prêmio Nobel da Paz vai para primeiro-ministro da Etiópia

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, ganhou o Nobel da Paz 2019 pelos esforços para alcançar a paz na Eritreia, no leste da África. O anúncio do 100º Prêmio Nobel da Paz foi feito na manhã de hoje, 11, em Oslo, na Noruega.

"O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi este ano galardoado com o Prêmio Nobel da Paz pelos esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional e, em particular, pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito fronteiriço com a vizinha Eritreia", afirmou o Comitê, em nota.

A Etiópia e a Eritreia são inimigos de longa data, tendo travado uma guerra na fronteira entre 1998 e 2000 e restaurado as relações apenas em julho de 2018, após décadas de hostilidade.

O júri destacou o "importante trabalho [de Ahmed] para promover a reconciliação, a solidariedade e a justiça social". O prêmio também visa a reconhecer "todas as partes interessadas que trabalham pela paz e reconciliação na Etiópia e nas regiões leste e nordeste da África", acrescenta o comunicado.

Por meio de seu gabinete, o premier afirmou que a Etiópia está “orgulhosa enquanto nação” pelo prêmio. Ex-militar, o chefe de governo pertence à nova geração de políticos etíopes e é da etnia oromo, grupo majoritário, porém marginalizado, no país.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!