Dezembro 26, 2018

Finalizada a primeira fase de desligamento do sinal analógico de TV em Santa Catarina

Finalizada a primeira fase de desligamento do sinal analógico de TV em Santa Catarina
Silvano Silva, diretor Regional do Grupo RIC, à esquerda, ao lado do gerente da área técnica da RICTV Joinville, Haroldo Lazala, no desligamento do sinal analógico no dia 17/12.

O ano de 2018 certamente será lembrado com um dos mais importantes na história da radiodifusão em Santa Catarina por causa com o início do processo de desligamento do sinal analógico de TV no estado. Começou em fevereiro, na Grande Florianópolis, e terminou a primeira etapa no dia 17 de dezembro, com o desligamento nas regiões de Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau, totalizando 13 cidades contempladas. “Este 17 de dezembro foi um dia histórico”, afirma Silvano Silva, diretor Regional do Grupo RIC. “Para o público, é um salto na qualidade, e para emissoras e seus profissionais, mais uma anotação na história de quem faz TV com paixão e muito profissionalismo”, diz Silva.

O profissional, que é responsável pelas sucursais da RICTV em Joinville, Blumenau e também Itajaí, afirma que o fim do sinal analógico com a oferta do sinal digital é um ganho enorme de qualidade de recepção e imagem, além da liberação dos canais analógicos com utilização de banda mais eficiência para operadoras de telefonia e para a migração de rádios AM para o FM. “O sinal da TV Digital traz mais qualidade de som e imagem para o telespectador e consequentemente melhores resultados para os anunciantes”, celebra Marcello Corrêa Petrelli, presidente da ACAERT. “A conversão para o sinal digital exige um investimento importante de todas as emissoras de TV em pessoal e equipamento, movimentando a economia e gerando emprego”.

 

130 milhões de beneficiados no Brasil

A primeira fase de desligamento do sinal analógico em todo o Brasil deverá ser concluída somente em janeiro, conforme o calendário do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável por acompanhar o desligamento do sinal analógico no país. De acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nessa primeira fase, o desligamento foram priorizados municípios onde era necessário liberar a faixa de 700 MHz, usada pelas operadoras para oferecer a tecnologia 4G de telefonia móvel.

Ainda segundo o MCTIC, ao final dessa primeira etapa, 1.379 cidades passarão a ter somente o sinal digital, beneficiando em torno de 130 milhões de pessoas. O próximo passo, já sem a participação da Seja Digital, como destacou a gerente Cheila Zortea em entrevista à série Agora é TV Digital do Portal Making Of, caberá ao Ministério estabelecer um novo cronograma para levar a TV digital aos outros 4.191 municípios até 31 de dezembro de 2023 – onde entram as outras cidades catarinenses como Criciúma e Chapecó. Além das datas de desligamento, falta definir ainda quais são e como serão aplicadas as políticas públicas específicas para o processo, como foi a entrega gratuita de kits de antenas e conversores para população carente.

Saiba mais sobre a série Agora é TV Digital.

Acompanhe a série Agora é TV Digital no Portal Making Of.

Conteúdo produzido por Alexandre Gonçalves, especial para o Portal Making Of

Tags:
TV Digital TV HD Agora é TV Digital ACAERT Portal Making Of
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Agora é TV Digital

Agora é TV Digital é uma série de reportagens produzida e publicada com exclusividade pelo Portal Making Of. Uma reportagem da série Agora é TV Digital será publicada mensalmente no Portal Making of no período de 10 meses, começando em março de 2018. Vamos levar para o público-telespectador e para o mercado anunciante informações relevantes sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV em Santa Catarina.

A série "Agora é TV Digital” tem o apoio institucional da ACAERT - Associação Catarinense de Emissoras deRádio e Televisão.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!