Maio 22, 2019

Professor da UFSC lança livro sobre crise do jornalismo

Professor da UFSC lança livro sobre crise do jornalismo

Desde 2012, foram extintos mais de 2300 empregos para jornalistas no Brasil. Das 100 revistas mais lidas em 2014, 35 delas já não circulam mais. Nos Estados Unidos, mais de 1800 jornais desapareceram em 14 anos. Os números impressionam e poderiam sinalizar uma sentença dramática: o jornalismo morreu.

“Sim, temos uma grande crise no setor, mas é preciso compreendê-la para apontar saídas”, argumenta o professor Rogério Christofoletti, que acaba de lançar o livro “A crise do jornalismo tem solução?” (Ed. Estação das Letras e Cores). Para o autor, a crise vai além da falência de um modelo de negócios, e contém problemas como perda de credibilidade, afrouxamento ético, e debilidade na governança das organizações de notícia. Todos são afetados por notícias, e por isso o enfrentamento da crise deve preocupar e envolver todo o mundo.

Em cinco capítulos e pouco mais de 100 páginas, o livro discute o financiamento da indústria, analisa remédios paliativos e soluções viáveis para o setor. Também discute confiabilidade, relevância e o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas.

Segundo Rogério Christofoletti, a crise do jornalismo é um fenômeno complexo e dinâmico, de difícil enfrentamento e sem solução única ou rápida. Por isso, neste livro, o autor tenta enxergar a crise em vários planos, lançando perguntas incômodas que desafiam as certezas sobre o tema e propondo autocríticas nas redações.

Christofoletti leciona e pesquisa jornalismo há vinte anos e há dez é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lá, também orienta teses e dissertações, e é um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

“A crise do jornalismo tem solução?” foi escrito durante o seu período de pós-doutorado na Universidad de Sevilla, na Espanha. Este é o 12º livro que o autor escreveu ou organizou. Ele também já publicou mais de 70 artigos em revistas científicas brasileiras e estrangeiras.

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comunicacao
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Redação Making Of

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