Março 23, 2019

QUALIDADE SUPERIOR

QUALIDADE SUPERIOR
Vina Balbo/Divulgação

Revista Wine Spectator, talvez a mais influente do mundo, traz uma ótima notícia para quem é fã de vinhos Sul Americanos – em especial os argentinos. O período ensolarado durante o desenvolvimento e colheita das uvas garantiu a safra com melhor qualidade desde 2013.

O tempo seco proporcionou “noites frias e uma amplitude térmica muito boa", relata Sebastián Zuccardi, do grupo Familia Zuccardi. Segundo ele, o equilíbrio das uvas foi muito bom e “2018 pode ser uma das maiores colheitas em Mendoza, ao nível de, ou até melhor, que 2013".

Mas o artigo destaca que as condições ideais foram vistas especialmente nos arredores de Mendoza. Já em regiões como Salta e Cafayate o clima frio no início e no final da estação de cultivo reduziu os rendimentos. A colheita caiu cerca de 10% em relação ao normal. Agora é aguardar pela chegada destes vinhos ao mercado.


Vina Balbo/Divulgação

 

 

NOVIDADE


Chapel Down/Divulgação)

Coluna mostrou em outubro passado como o setor de bebidas anda abusando da criatividade na hora de produzir, envazar e servir gin. E como o consumo do destilado segue em franca expansão, e as novidades continuam chegando ao mercado. Uma das que mais chama a atenção é o gin feito com uvas pinot noir e infusão de zimbro, frutas, ervas e botões de rosas e outras flores.

A criação é de uma vinícola boutique da Inglaterra e tem teor alcoólico de 41,2%. O resultado é um gim aromático cor-de-rosa com aromas de frutas vermelhas que “equilibram o paladar do zimbro com notas cítricas”, descreve o enólogo Josh Donaghay-Spire. A bebida é encontrada somente na Inglaterra e custa em torno de R$ 180.

 

 

BREAKING BEER


AMC/Reprodução

Os fãs da série Beaking Bad vão ter, em breve, uma cerveja temática. O ator Dean Norris (que interpreta o personagem Hank Schrader) fechou acordo com o estúdio AMC e viabilizou a produção de uma cerveja até então fictícia (Schraderbräu), que aparecia em algumas cenas da trama.

A lager real, do estilo Märzen, vai ser produzida pela Figueroa Mountain Brewing Co. e distribuída inicialmente apenas no mercado norte-americano - a partir de maio.

 

 

BOA NOTÍCIA


UFRGS/Reprodução

Por falar em cerveja, pesquisadores gaúchos colocaram cervejas artesanais no microscópio e confirmaram dados apresentados por outras pesquisas: a presença de compostos bioativos e antioxidantes na bebida. O trabalho foi conduzido pelo professor do Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFRGS, Jeverson Frazzon.

Segundo ele, são 15 compostos nitrogenados e 57 fenólicos (12 deles encontrados pela primeira vez em cervejas) com capacidades bioativas, que podem melhorar condições cardiovasculares ou de doenças como diabetes.

A pesquisa analisou amostras de 81 cervejas doadas por cervejarias artesanais de Porto Alegre (IPA, Lager e Weiss). Outros detalhes da pesquisa, estão disponíveis no site da Universidade.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários