Junho 26, 2020

Live tour - Que tal um passeio pela cena de arte urbana de Floripa?

Live tour - Que tal um passeio pela cena de arte urbana de Floripa?
Foto divulgação

O Street Art Tour lança o Live Tour neste sábado, às 16h, iniciativa que surgiu como alternativa aos tours presenciais pelas obras de arte urbana de Floripa no período de distanciamento social necessário.

Será uma visita guiada pelo jornalista Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, na região do novo mural que está sendo pintado pelo artista Rodrigo Rizo. O tour terá duração média de 40 minutos e será transmitido ao vivo no perfil de Instagram do Street Art Tour: @streetarttourfloripa.

 

Downtown

A região escolhida foi a da Praça Pio 12/Largo do Fagundes, ao lado das Lojas Americanas, no Centro, onde fica uma galeria de murais que passa despercebida por quem transita por ali. A visita será uma oportunidade de a população conhecer um pouco do trabalho de pelo menos dez artistas que têm suas obras no local e saber mais sobre o mural de Martinho de Haro, localizado no antigo prédio da Fatma, na Rua Felipe Schmidt.

 

Bate-papo com artistas

Ao final do tour, Stüpp bate um papo com Rodrigo Rizo (foto), Tuane Ferreira e Rodrigo Pasmo, artistas que estão pintando o mural Natureza do Desterro. O painel começou a ser pintado no dia 17, com previsão de inauguração no início de julho.

O tour poderá ser acompanhado somente virtualmente, pelo Instagram. Não serão aceitos visitantes na hora. Apenas em caso de chuva forte o evento on-line será transferido para domingo (28/6). Para saber os detalhes, só acompanhar as redes do Street Art Tour.

 

Natureza do Desterro

O novo mural de grandes dimensões do Street Art Tour Natureza do Desterro é assinado pelo artista Rodrigo Rizo. Está sendo pintado em paredão de 420 metros quadrados, na lateral do Hotel Zip, localizado no alto da Rua Felipe Schmidt.

O mural, com 10 metros de largura por 33,5 metros de altura, é um convite à reflexão sobre a cidade num mundo pós-pandemia. Conceitualmente, a obra parte de uma personalidade feminina que representa um espírito ancestral da natureza e emerge da superfície da água, como uma ilha. Está cercada de vida, com ilustrações de espécies da fauna e flora presentes na cidade.

A ideia, segundo Rizo, é que as pessoas possam se identificar com a paisagem, que tenham o sentimento de pertencimento e, mais que isso, atentem para a necessidade de preservação do lugar onde vivem.

 

Sobre o Street Art Tour

É um movimento que começou em 2019 com o propósito de fomentar a cena de arte urbana na Capital. Para este ano, estão previstas uma série de atividades com diferentes artistas e vários estilos de pintura mural, além de tours guiados para a população — em versão virtual e presencial, quando for possível, projeto de realidade aumentada e novidades no aplicativo.

O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos e Hotel Zip. Apoio da Anjo Tintas, MTN Brasil, Ondrepsb e Guia Manezinho. A coordenação geral é do Studio de Ideias.

*****

 

Menino bão!

Hoje o dia é de celebrar o aniversário desse canceriano gato, talentoso e gente boa demais da conta! Parabéns, lindo Davi. Saudades, querido! 

*****

 

Arte na Serra

O escultor Pita Camargo irá expor na galeria de arte Villa Francioni, em São Joaquim, a partir de 11 de julho, as obras que compõem a série Pequenos Formatos. São esculturas em mármore branco do Espírito Santo e também em bronze, elaboradas com a técnica tradicional de fundição de cera perdida, com resina, matéria e suporte em madeira.

Com uma carreira de 30 anos focada em esculturas de grande porte em espaços públicos, Camargo se volta agora para a diminuição da escala, na qual a menor unidade de medida se traduz numa maior qualidade estética. Segundo o curador Edson Machado, a escolha desta exposição tem dois objetivos principais: estimular a temporada turística de inverno na Serra Catarinense, com um evento de alta qualidade, e retomar o Espaço da Galeria Villa Francioni, em tempos de pandemia, "com uma exposição inédita de obras tridimensionais com uma mensagem de esperança e alegria". A exposição permanece na Villa até 13 de setembro deste ano.

*****

 

Por ser aberto, segue aberto

O MULTI Open Shopping, único shopping a céu aberto da região Sul da Ilha de Santa Catarina, obteve esclarecimentos da Diretoria de Vigilância em Saúde de Florianópolis de que está apto a funcionar e atender ao público - claro, como sempre respeitando rigorosamente todas as medidas de segurança - porque não se aplica a proibição de funcionamento como a empreendimentos do tipo shopping centers.

A referida Diretoria confirmou que o MULTI Open Shopping, pelas suas características arquitetônicas e de salubridade do local, melhor enquadra-se como comércio de rua, especialmente em razão de sua estrutura aberta e da grande circulação natural de ar.

Todas as medidas de higiene, de distanciamento social, de restrição de horários de funcionamento e demais normas previstas no Decreto Municipal n. 21.569/2020 estão sendo estritamente seguidas, a fim de garantir segurança e tranquilidade a todos os clientes e colaboradores.

Assim, conforme esclarecimentos dos órgãos governamentais, os restaurantes podem atender ao público presencialmente das 11h às 15h, além de realizar a retirada de produtos no balcão (take-away) e delivery até às 22h. Aos finais de semana está liberada apenas a retirada no balcão e delivery. O atendimento presencial nas lojas está autorizado das 12h às 20h. Academias e Cinema seguem fechados.

*****

 

Doação de alimentos

Na próxima terça-feira o Movimento Sem Terra fará a doação de 12 mil quilos de alimentos orgânicos produzidos pelas cooperativas rurais dos assentamentos do interior de Santa Catarina. Serão seis mil quilos para a REDE IVG (Instituto Pe. Vilson Groh ) e os outros seis mil para as ocupações do movimento Sem Teto, na região da Grande Florianópolis

A entrega será na Praça do Monte Serrat, dia 30 de junho, às 14 horas.

A ação está relacionada ao novo jeito de trabalhar a terra, dentro da visão do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, consumo consciente e solidariedade.

A REDE do Instituto Pe. Vilson Groh vem atuando junto às comunidades empobrecidas onde atua no enfrentamento à crise gerada pelo isolamento social. Até o momento foram distribuídos 102.382 quilos de alimentos graças aos parceiros da REDE IVG - empresas, instituições e pessoas físicas.

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!