Dezembro 08, 2018

RECEITA SECRETA

RECEITA SECRETA
TAJ/Divulgação

Uma bebida secreta, feita à base de ervas, frutas e especiarias brasileiras é uma das novidades da temporada de verão do TAJ. O misterioso destilado tem pelo menos doze ingredientes (entre eles o jambú), um sabor que lembra hidromel (embora não leve mel), notas salgadas e sabores herbáceos e picantes. O Nib Drink, como foi batizado, tem 40% de graduação alcóolica e foi apresentado ontem à noite para jornalistas e convidados em Balneário Camboriú.

A bebida, que vai ser oferecida em pequenas embalagens de vidro para ser tomada como shot, estreia um novo segmento de bebidas destiladas. Há até um ritual para consumi-lo, distribuindo o liquido gradativamente na boca, para destacar os sabores da infusão. O produto será comercializado nas unidades do TAJ e por empresas parceiras. A receita é do mixologista Pablo Moya (foto) em parceria com Diego Dillon.


Pablo Moya – TAJ/Divulgação

Também ontem o TAJ apresentou os novos drinks elaborados para o verão, todos com uma pegada bem refrescante. Um dos coquetéis leva vodka, infusão de pera, uva verde, manjericão e limão siciliano. O outro tem gin, licor de sabugueiro, bitter de cardamomo e xarope de açúcar. Mas o preferido deste colunista foi o TAJ Pills, uma combinação perfeita de vodka, limoncello artesanal, limão siciliano, melão e hortelã. O drink é acompanhado de pedaços de fruta que receberam a infusão de vodka num processo à vácuo. Simplesmente indescritível!

_________________

 

NA TORCIDA

 


Bacardi/Divulgação

É do Paraná um dos três finalistas do campeonato Bacardi Legacy, que está selecionando o melhor bartender do Brasil. Ariel Todeschini (de óculos, à direita) trabalha no Ponto Gin, em Curitiba, e criou o Entrelazado, um coquetel à base de rum 8 anos, café e suco de grapefruit. Ele enfrenta na fase final os paulistas Micheli Rossi e Tom Oliveira (à esquerda da foto).

Nos próximos meses os três farão uma intensa campanha promocional dos coquetéis que os levaram para a final. A repercussão vai ser um dos critérios de escolha do vencedor do concurso, em fevereiro. O selecionado vai representar o Brasil na etapa mundial do Bacardi Legacy, em maio, na Holanda. Para quem ficou curioso com o drink que levou Ariel para a final, eis a receita:

INGREDIENTES:

45 ml Bacardí Reserva 8 Años
15 ml café espresso em temperatura ambiente
30 ml suco de grapefruit
15 ml xarope de mel 2:1
3 gotas de solução salina (15g sal refinado diluídos em 100 ml água)

MODO DE FAZER:

Faça um café espresso e deixe o esfriar até a temperatura ambiente; Em uma coqueteleira, bata com gelo todos os ingredientes e sirva coado em uma taça de coquetel; Finalize espremendo a casca de grapefruit para liberar o óleo sobre a bebida; Por fim, decore com uma casca de toranja.

_________________

 

MUDANÇA

 


Pericó/Divulgação

A Vinícola Pericó, uma das pioneiras de Santa Catarina na produção de espumante e vinhos finos, mudou de mãos esta semana. Em nota, o empresário Wandér Weege relembrou do pioneirismo da iniciativa e anunciou que chegara a hora de “partir para novos planos e desafios”.

O valor do negócio não foi divulgado. Quem assume o negócio é um grupo de investidores, liderado pelo empresário Carlinhos Bogo Júnior, de Joinville. Um dos projetos dos novos proprietários é investir na melhoria da estrutura da vinícola para permitir a acomodação dos visitantes, algo pouco comum nos destinos enoturísticos brasileiros, mas já consolidado em regiões produtoras da Itália, França e Estados Unidos.

Fundada em 2002 a Pericó fica na cidade de São Joaquim em uma área de quase 450 hectares. A vinícola produz nove espumantes e onze vinhos que, juntos, já conquistaram 35 medalhas em concursos do Brasil e exterior.

_________________

 

CAPITAIS




Adroir Fotógrafo/Prefeitura de Farroupilha/Divulgação

Farroupilha (RS) deve ser reconhecida nos próximos dias como Capital Nacional da Uva Moscatel. A cidade é famosa pela qualidade da uva moscato branco, que é base de alguns dos melhores espumantes do gênero. O Casa Perini Moscatel, por exemplo, foi considerado o 5º melhor do mundo no ano passado pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ).

O reconhecimento é uma forma de valorizar os produtores locais, e garantir uma espécie de certificado de qualidade do produto – à exemplo do que foi feito com Blumenau, agora Capital Brasileira da Cerveja.

As outras duas cidades reconhecidas pelo Congresso nesta quinta (06) pelo Plenário do Senado são Salinas (MG), que deve se tornar Capital Nacional da Cachaça, e São Joaquim (SC) Capital Nacional da Maçã. O assunto ainda aguarda a sanção presidencial.

________________

 

NEGÓCIO ONLINE

 


Evino/Reprodução

Para quem tem dúvidas sobre o potencial dos negócios pela internet no mercado de bebidas, um resumo rápido do que foi a Black Friday (ou Week) para o Evino, um dos maiores e-commerces de vinhos do país. O faturamento cresceu 130% em relação ao mês de setembro. Durante a semana de promoção o portal chegou a vender de 3 a 6 garrafas de vinho por segundo.

O resultado final foi idêntico a 2017, mas o Ebitda melhorou porque – em razão de uma mudança na estratégia – o investimento em marketing foi quatro vezes menor.

Tags:
Jefferson Douglas da Silva cervejas vinhos gastronomia portal makingof Jefferson
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Atualmente reside em Balneário Camboriú e trabalha com consultoria na área de comunicação. Como jornalista – e descendente de italianos – pode conhecer em detalhes a rotina de cantinas e alambiques que produzem vinho colonial e cachaça no Oeste do estado. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001 e está em busca da certificação de sommelier pela Fisar (Itália).

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!